[weglot_switcher]

Dona da Tranquilidade avança com plano de recompra de ações no valor de 500 milhões

A Generali, dona da Tranquilidade, irá hoje atualizar o mercado sobre o progresso do plano estratégico “Lifetime Partner 24: Impulsionar o crescimento”, confirmando que está no bom caminho para atingir todos os principais objectivos financeiros.
30 Janeiro 2024, 10h36

A Generali anuncia em comunicado um plano de recompra de ações no valor de 500 milhões de euros e actualiza o mercado sobre as recentes aquisições, a sua atividade no segmento da Proteção, bem como sobre o cash flow e o capital do grupo.

O plano de recompra de ações vai ser submetido à Assembleia Geral Anual em abril e será lançado em 2024, “sujeito a todas as aprovações relevantes”.

“Como resultado da nossa confiança na conclusão do nosso plano e na posição de caixa e capital do Grupo, proporemos uma recompra de ações no valor de 500 milhões de euros na próxima Assembleia Geral, em abril, confirmando o nosso foco na remuneração dos acionistas”, refere o CEO Philippe Donnet, citado no comunicado.

O grupo italiano que é dono da Tranquilidade anuncia esta terça-feira o progresso do plano estratégico “Lifetime Partner 24: Impulsionar o crescimento”, confirmando que “está no bom caminho para atingir todos os principais objectivos financeiros”.

O CEO Philippe Donnet, no comunicado, diz que “desde o lançamento plano estratégico ‘Lifetime Partner 24: Impulsionar o Crescimento”, a Generali tem continuado a registar um crescimento rentável e a criar valor para todas as partes interessadas (stakeholders). As recentes aquisições reforçaram ainda mais a posição da Generali como seguradora líder na Europa e expandiram a atividade de Gestão de Activos a nível mundial”.

Entre os destaques do plano estratégico encontra-se o “forte potencial de crescimento do negócio de Proteção, com margens de lucro elevadas e uma procura crescente por parte dos clientes”.

“Os negócios de Proteção, Saúde e Acidentes (PH&A) tornaram-se contribuintes significativos para a rentabilidade do grupo, representando 22% dos prémios brutos emitidos em 2022. A Generali espera um crescimento contínuo dos negócios de PH&A, graças à posição de liderança do grupo nos ramos pessoais europeus, a uma oferta de produtos extensa e renovada e à sua rede de distribuição exclusiva”, lê-se na nota.

A Generali anuncia que a Liberty Seguros “irá expandir o negócio de P&C [property and casualty] em Espanha e Portugal, com base na forte complementaridade com a presença existente do grupo na região, entrando também no mercado irlandês”.

A Generali anunciou a aquisição da Liberty Seguros em junho de 2023. “A transação fortalece significativamente a posição de mercado do Grupo em Espanha e em Portugal, complementando as operações ibéricas existentes da Generali em termos de oferta de produtos e estratégia de distribuição. A aquisição também confere à Generali uma presença no lucrativo mercado irlandês de P&C. A operação aumentará a rentabilidade e a competitividade e espera-se que a Liberty Seguros contribua, após o repatriamento do excesso de capital, com mais de 250 milhões de euros anuais para o lucro antes de impostos do Grupo até 2029”, segundo o grupo segurador.

Em julho do ano passado, a Generali anunciou a compra da Conning Holdings Limited, uma gestora de ativos líder global que atende às necessidades de seguradoras e clientes institucionais, à Cathay Life Insurance. Na nota a Generali fala de uma “transação planejada para acelerar a estratégia de gestão de ativos com a integração de uma grande carteira de seguros com uma plataforma de gestão de ativos eficiente e expansível, impulsionando o crescimento de AUM (gestão de ativos) de terceiros”.

O Grupo espera obter sinergias anuais entre 70 e 80 milhões de euros com a aquisição no prazo de cinco anos.

Outro destaque vai para o “desempenho saudável do Grupo, geração de fluxo de caixa e forte posição de Solvência 2 confirmados, com uma abordagem proativa de gestão da dívida Milão”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.