[weglot_switcher]

“Donald Trump condiciona tudo à sua volta”. Veja “A Arte da Guerra”

De Gaza ao Reino Unido passando por Paris, “A Arte da Guerra” desta semana percorre a geografia da política mundial. Veja a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa.
18 Setembro 2025, 15h00

Ouça e acompanhe “A Arte da Guerra” também em formato podcast:

Apple PodcastsSpotify | Google Podcasts | Anchor

Com a Cidade de Gaza a desaparecer do mapa, Israel tenta convencer o resto do mundo da justeza das suas opções. O que só não é verdade porque Israel não está minimamente preocupado em convencer quem quer que seja. O benefício do espaldar norte-americano serve também para isso.

O espaldar norte-americano também serve para ajudar o Reino Unido – onde Trump se encontra mais uma vez de visita – a sobreviver à ‘onda’ das tarifas, sendo certo que a União Europeia percebe o que faz correr Downing Street.

Sem espaldar de qualquer espécie está o primeiro-ministro francês – o novo como o anterior – perante o assédio da direita e da esquerda, que lhe promete vida política curta. Macron, como antes dele Gorbatchov, é tão admirado no exterior das fronteiras francesas como é desprezado no seu interior.

Tudo para ver no programa desta semana de A Arte da Guerra, com o embaixador Francisco Seixas da Costa e condução do jornalista António Freitas de Sousa.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.