[weglot_switcher]

Donald Trump diz que pagou “muitos milhões de dólares em impostos”

“Tenho muito pouca dívida em comparação com o valor dos ativos”, escreveu o presidente norte-americano, na rede social Twitter.
  • donald_trump_irão
    Michael Reynolds/EPA via Lusa
28 Setembro 2020, 18h58

O presidente dos Estados Unidos negou esta segunda-feira a notícia de que que não tenha pagado impostos em dez dos últimos 15 anos e afirmou que pagou “muitos milhões de dólares em impostos”, mas tinha direito a depreciação e créditos fiscais.

Donald Trump reagiu, assim, às declarações de rendimentos publicadas esta noite pelo jornal “New York Times” (NYT), nas quais se conclui que pagou apenas 750 dólares em impostos federais em 2016 e 2017, depois de vários anos a reportar fortes perdas nos seus negócios.

“Paguei muitos milhões de dólares em impostos, mas tinha direito, tal como toda a gente, a depreciação e créditos fiscais”, escreveu esta tarde, na rede social Twitter. “Tenho muito pouca dívida em comparação com o valor dos ativos”, destacou, depois de a publicação nova-iorquina ter publicado que no primeiro ano na Casa Branca pagou mais 750 dólares em impostos sobre o rendimento, chegando a não pagar taxa durante uma década, antes de chegar à presidência.

O New York Times obteve informações fiscais relativas a mais de 20 anos de Trump e das centenas de empresas que compõem o seu grupo, incluindo informações detalhadas sobre os seus dois primeiros anos de mandato. Isto não inclui as suas declarações de rendimentos de 2018 ou 2019″, informaram ontem os jornalistas de investigação do NYT, que irão fazer mais revelações sobre o rendimento do magnata e presidente nos próximos dias.

Donald Trump respondeu, referindo que se trata de uma declaração muito “impressionante”, até pelo facto de mostrar que é o único presidente norte-americano de que há registos que desistiu dos 400 mil dólares a que tem direito, extraordinários ao salário presidencial.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.