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Dono do Vila Galé é o 13.º mais rico de Portugal

Do portefólio de investimentos do empresário fazem parte a holding Xpar- Participações e Investimentos e o Grupo Vila Galé.
19 Março 2025, 07h00

Jorge Rebelo de Almeida é o 13.º mais rico de Portugal, segundo o ranking da Forbes dos 50 milionários portugueses. De acordo com a revista, o empresário tem uma fortuna avaliada em 1.006 milhões de euros.

Do portefólio de investimentos do empresário fazem parte a holding Xpar- Participações e Investimentos e o Grupo Vila Galé.

Este ano, o empresário de 76 anos anunciou a fusão das suas duas holdings, a JR Almeida com a Xpar, num processo que revelou ser meramente administrativo e informal.

A Xpar é uma sociedade com sete anos que se dedica a investimentos turísticos e imobiliários, à gestão de empreendimentos turísticos e imobiliários e à gestão de participações sociais. A sociedade tem uma participação de 64% no Vila Galé e de 71% na Casa Santa Vitória, no qual o grupo se dedica à produção de vinho e azeite.

Jorge Rebelo de Almeida é fundador do grupo Vila Galé, que iniciou com dois sócios, tendo mais tarde saído do projeto e deixado a família Rebelo de Almeida com a totalidade do capital. Atualmente ocupa o cargo de presidente do conselho de administração do grupo.

A entrada no mercado turístico deu-se em 1988 com a abertura do Hotel Apartamento Vila Galé (agora Vila Galé Atlântico). Entre 1990 e 1995 deu-se uma expansão do grupo na zona do Algarve, com a abertura do Vila Galé Praia e do Vila Galé Cerro Alagoa.

Já entre 1996 e 1999, o grupo expande-se para outras regiões de Portugal com a abertura do Vila Galé Cascais, Vila Galé Estoril e Vila Galé Porto.

Entre 2003 e 2010, o grupo decide dar um passo rumo à internacionalização, com a chegada ao Brasil, através da abertura do Vila Galé Salvador, Vila Galé Marés, e com o Vila Galé Eco Resort do Cabo e Vila Galé Eco Resort de Angra.

O grupo Vila Galé é composto por diversas sociedades, sendo uma delas a VILA GALÉ – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A, constituída em 1986, e que se dedica à exploração e gestão de todas as unidades hoteleiras que integram o grupo, à realização de projetos e à construção de novos empreendimentos turísticos.

Com cerca de 44 unidades hoteleiras, 32 em Portugal, 10 no Brasil, uma em Cuba e outra em Espanha, o grupo está entre as 200 maiores empresas de hotelaria da revista Hotels.

Em 2002, o grupo constitui a Santa Vitória, uma marca de vinho regional alentejano e azeite.

O grupo conta ainda com submarcas, entre elas os restaurantes Inevitável, os spas Satsanga, o Clube Nep e a Santa Vitória.

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