[weglot_switcher]

Donos da Juventus compram 15% das ações da Philips por 2,6 mil milhões de euros

A família Agnelli comprou 15% do capital da empresa com sede nos Países Baixos através da Exor, o veículo de investimento da fundadora da Fiat.
14 Agosto 2023, 14h35

A família Agnelli, dona do clube de futebol italiano Juventus, comprou 15% das ações da Phillips por 2,6 mil milhões de euros, através da Exor, veículo de investimento da também fundadora da Fiat, anunciou o jornal espanhol “El Economista”.

Este acordo estipula que a Exor aumente a sua participação até a um limite máximo de 20% das ações, ficando a Exor também representada no conselho de supervisão da Philips.

“O investimento da Exor na Philips, a sua perspectiva de longo prazo e maior foco em assistência médica e tecnologia encaixam bem na nossa estratégia e potencial para criação de valor substancial”, referiu Roy Jakobs, CEO da Royal Philips.

Por sua vez, John Elkann, CEO da Exor, que é também chairman da Stellantis, empresa liderada pelo português Carlos Tavares, e da qual a família Agnelli detém 14% das ações, destacou que o caminho de mudança percorrido pela Philips nos últimos anos criou uma empresa que combina duas áreas, a saúde e tecnologia, com as quais a holding está comprometida.

Esta operação sobre a Philips repercutiu-se de forma positiva na bolsa. Ao meio-dia, as ações subiram 5%, recuperando parte da queda sofrida pela empresa no final de julho.

Recorde-se que no início do ano, o Roy Jakobs anunciou que a Philips vai despedir seis mil trabalhadores depois da recolha de ventiladores defeituosos. Em junho de 2021, a Philips anunciou a recolha de milhões de ventiladores para a apneia do sono, alertando que a espuma de amortecimento de som podia quebrar, levando os utilizadores a inalar pequenas partículas ou produtos químicos perigosos durante o sono.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.