[weglot_switcher]

Drones armados vão chegar a França, anuncia ministra da Defesa

Dos seis drones Reaper não armados que a França possui, cinco encontram-se em Niamy, para operações de vigilância de jihadistas no Sahel e um está a sudoeste do país, em Cognac.
5 Setembro 2017, 15h14

França, assim como os EUA, Israel, Reino Unido e Itália, vai passar a ter na sua posse drones armados. “Decidi iniciar o processo de armar os nossos drones de informações e vigilância”, anunciou, esta terça-feira, a ministra da Defesa francesa, Florence Parly, citada pela Agência Lusa.

Dos seis drones Reaper não armados que a França atualmente possui, cinco encontram-se em Niamy, para operações de vigilância de jihadistas no Sahel e um localiza-se a sudoeste do país, em Cognac.

Os EUA e Israel foram os países pioneiros neste domínio, seguindo-se o Reino Unido. Por sua vez, Itália foi autorizada em 2015, pelos EUA, a armar os seus drones fabricados em território norte-americano.

Além destes países, um relatório dos senadores franceses Cédric Perrin e Gilbert Roger informam de que também  a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Iraque e o Irão utilizam, alegadamente, estes equipamentos, assim como o Paquistão e a Turquia.

“Na prática esta decisão diz respeito, num primeiro momento, aos drones Reaper que adquirimos aos EUA. Trata-se de os dotar de armamento teleguiado de precisão”, esclareceu Florence Parly, acrescentando que “a médio prazo, o futuro drone europeu que estamos a estudar em cooperação com a Alemanha, a Itália e Espanha será igualmente dotado de armamento”.

Sobre a mais nova polémica dos “robots assassinos” a ministra assegura não se tratar do caso, mas sim de um equipamento a ser utilizado segundo mesmas regras de empenhamento que as armas atuais, frisando que “esta decisão não muda nada as regras de uso da força, face ao direito dos conflitos armados (…) As regras de empenhamento para os drones armados serão estritamente idênticas àquelas que já aplicamos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.