[weglot_switcher]

Duas startups portuguesas participam no quarto programa de empreendedorismo do Abanca

Jscrambler e Ydata participaram no programa que envolveu dez pequenas empresas num ‘bootcamp’ online. O banco irá agora avaliar as provas de conceito.
2 Novembro 2020, 19h10

As startups portuguesas Jscrambler e a Ydata foram duas das dez empresas que participaram na quarta edição do programa de empreendedorismo do braço de inovação do Abanca (Abanca Innova). As startups – além das nacionais estiveram também a Alice Biometrics, Moyo AI, Clinkky,Cobertoo, Clicksurance, KyCredit, Codecontract e a Biometric Vox – fizeram rondas de formação online entre os dias 16 a 30 de outubro.

As sessões do bootcamp realizaram-se por videoconferência e envolveram cerca de 40 profissionais do banco espanhol, bem como empreendedores bem-sucedidos. “O objetivo do bootcamp é fomentar a inovação aberta e colaboração entre as distintas startups participantes, procurando entre as startups, aquelas que melhor se adaptem às necessidades do Banco”, explicou Rosa Seoane, responsável do Abanca Innova.

De Portugal, Espanha, Uruguai e México, as dez startups foram recebidas pelo diretor de Inovação do Abanca, Eduardo Aldao, ouviram os debates nos “Café Fintech” e conheceram aDooingIT, Micappital e Hola Lucas, startups que participaram noutras edições do programa.

Apesar do regime de training remoto, no processo de desenvolvimento das ideias, as startups participantes tem à sua disposição um programa de benefícios que inclui a utilização de espaços de coworking nas instalações do Abanco Innova, o uso de Amazon Web Services e Google Cloud ou ferramentas de marketing digital, comunicação ou recursos humanos, que corresponde ao valor de mais de 150 mil euros.

O Abanca irá agora escolher as provas de conceito que irão passar à fase seguinte, com o objetivo de as validar mediante a prova de tração da startup e de alinhamento à instituição bancária.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.