[weglot_switcher]

Duas sugestões para entrar em 2022 no Algarve

Na cozinha do Alameda e do Monky, os restaurantes do jovem chef algarvio em Faro, no Algarve, prepararam-se ementas originais, com base nos melhores produtos da região, para comemorar 2022. Das Ostra da Ria Formosa ao Carabineiro do Algarve, o chef promete uma noite cheia de sabores.
27 Dezembro 2021, 17h55

Há duas boas razões para rumar ao Algarve para dar as boas-vindas ao novo ano que está prestes a chegar. Os restaurantes do chef Rui Sequeira, Alameda e Monky, localizados em Faro, prepararam menus especiais para celebrar  a rigor a entrada em 2022. As propostas gastronómicas das ementas festivas, confecionadas com produtos frescos e regionais, prometem uma explosão de sabores.

“Depois de um ano desafiante como foi 2021, queremos começar 2022 com ânimo e otimismo, proporcionando uma experiência gastronómica que fique na memória dos nossos clientes, e uma noite muito agradável em cada um dos nossos restaurantes, pois quer no Alameda quer no Monky vamos servir menus especiais, sabores diferentes, produtos locais, mas com inspirações diferentes, onde se sente a paixão pelo que fazemos.“, afirma Rui Sequeira.

O Alameda, mantendo o seu conceito de “fun fine dining”, propõe um menu recheado de sabores algarvios, para a noite de 31 de dezembro.

Para entradas, o chef sugere Ostra da Ria Formosa com espumante e gengibre e Gamba da Costa, crocante de massa tenra e muxama de atum de Tavira. De seguida, Bacalhau meia cura com queijo de ovelha amanteigado, Trufa negra com puré de abóbora manteiga e creme de queijo de São Jorge, Robalo de Linha com beurre blanc de bivalves e aipo grelhado, Carabineiro do Algarve com couve fermentada e algas, Pão de fermentação lenta, manteiga dos Açores e azeite Monterosa, e Vitela Barrosã, creme de ervas finas, espuma de batata e amêndoas caramelizadas, fazem parte do leque de pratos principais propostos por Rui Sequeira neste menu de 10 momentos, criado para o réveillon. Para finalizar a refeição – e adoçar o palato – o restaurante algarvio irá servir um Cremoso de coco, ananás dos Açores caramelizado e rum envelhecido e, ainda, o Chocolate Guanaja “grand cru”, mil folhas de pera rocha e creme de baunilha.

Com outro conceito, mas com o mesmo rigor no que diz respeito à utilização dos melhores ingredientes locais, o Monky, o restaurante asiático de Rui Sequeira, que em junho deste ano abriu portas ao público, propõe um menu mais exótico para a noite de Fim de Ano, inspirado na gastronomia de vários países da Ásia, como a China, Tailândia ou Índia. Pratos como o Rolo vietnamita tropical com atum e gamba, o Caldo Laksa de camarão tigre, a Vitela braseada (seis horas) com pasta miso, servida em folha de bananeira (acompanhamentos: nasi goreng, pão naan, salada aromática) e o Pastel chinês de maçã com leite creme de lemo, são algumas das propostas do jovem chef algarvio para esta noite especial, que se quer inesquecível, a noite em que damos as boas vindas ao novo ano. Para aquecer o ambiente, o Monky conta ainda com o DJ Rick Offen, que irá animar a festa ao longo da noite.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.