[weglot_switcher]

Duque de Edimburgo e marido de Rainha de Inglaterra morre aos 99 anos (com áudio)

“A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda”, indica a missiva transmitida pela realeza britânica nas redes sociais.
9 Abril 2021, 12h34

O Duque de Edimburgo e marido da Rainha de Inglaterra morreu esta sexta-feira, 9 de abril, após ter regressado a casa depois de uma estadia prolongada no hospital devido a problemas cardíacos.

“É com grande tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte do seu amado marido, Sua Alta Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”, lê-se numa mensagem publicada pelo Palácio de Buckingham.

“Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. Novos anúncios serão feitos oportunamente”, indica ainda o Palácio. “A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda”, indica a missiva transmitida pela realeza britânica.

Phillip Mountbatten morreu esta manhã aos 99 anos de idade. O marido da Rainha Isabel II era o membro mais velho da história da monarquia britânica, mas tinha abandonado as funções públicas em 2017.

O marido de Isabel II foi submetido a uma cirurgia cardíaca em fevereiro deste ano, tendo sido mantido hospitalizado durante todo o mês devido a uma infeção e depois a problemas cardíacos. Há dez anos que os problemas cardíacos do duque eram conhecidos publicamente. O Duque de Edimburgo abandonou o hospital a 16 de março, quatro semanas depois de ter sido internado.

O Duque casou com a ainda Princesa Elizabeth em 1947, cinco anos antes dessa assumir o papel de Rainha. Phillip Mountbatten deixa quatro filhos, oito netos e dez bisnetos.

Mountbatten nasceu a 10 de junho de 1921 na Grécia, na união das famílias reais grega e dinamarquesa, mas em 1922 a sua família foi expulsa da Grécia na sequência de um golpe de Estado.

O site da Família Real britânica encontra-se ainda em “mudanças apropriadas” dada a situação, de forma a atualizar a informação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.