“É fundamental que se aposte na requalificação do setor [turístico] no seu todo”. Quem o diz é o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.
O governante, que integrou o painel “A Experiência Turística em Portugal – Como manter a autenticidade”, no âmbito do XII Fórum Internacional de Turismo (FIT’17), promovido anualmente pelo IPDT – Instituto de Turismo, que decorreu no dia 16 de fevereiro, em Vila Nova de Gaia, explicou que na necessária requalificação do setor turístico “as pessoas assumem um papel de especial relevância, não apenas no serviço que prestam e na imagem que transmitem aos turistas mas, também, na preservação da cultura e da identidade turísticas que nos distinguem e nos tornam, precisamente, autênticos na forma como recebemos, acolhemos e fidelizamos os nossos visitantes” .
Eduardo Jesus destaca, por isso, a importância da maior valorização dos profissionais que interagem neste setor porque esta “é uma das áreas que terá grande desenvolvimento futuro, no nosso destino, em parte assente no Plano de Requalificação que defendemos”.
O valor de ser autêntico
Em relação ao evento nacional, subordinado à temática “Tendências e Oportunidades para os Destinos”, onde esteve mais de uma centena de empresários, agentes de viagens, jornalistas especializados e outros parceiros públicos e privados do setor do turismo português, foram apresentados os resultados do estudo realizado pelo IPDT acerca da perceção dos turistas em Portugal. Um dos pontos a reter é que o estudo aponta que a atividade turística manter-se-á em franco crescimento, ao longo deste ano, ainda que, para tal, seja imprescindível apostar na qualificação dos recursos humanos, na diferenciação da oferta e na autenticidade dos destinos. No fundo, são apostas que Eduardo Jesus destaca pela positiva e como “parte integrante da estratégia que tem vindo a ser seguida, precisamente, pelo Turismo da Madeira”, recentemente concretizada no papel.
Referindo-se, concretamente, ao painel em que participou, o governante mostrou-se altamente satisfeito por ver “aquele que é o elemento que mais e melhor carateriza a comunicação do destino Madeira, a autenticidade, na base de uma discussão pública nacional”, assim como também fez questão de sublinhar a importância do reconhecimento que foi feito à Madeira pela forma como “tem sabido gerir o seu crescimento em equilíbrio com a sua genuinidade e com a identidade que a distingue dos demais destinos”.
O facto de nos apresentarmos no mercado como um destino autêntico que, precisamente por isso, se diferencia dos demais, explica Eduardo Jesus, “tem sido determinante para atingirmos os resultados que são conhecidos”. Estratégia que “sai reforçada quando sabemos que, segundo o estudo ora apresentado, os turistas avaliam positivamente ou muito positivamente a sua experiência em Portugal, destacando, principalmente, a genuinidade, a autenticidade e a capacidade de atração das cidades e regiões portuguesas”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com