Manuel Tarré, fundador e presidente do grupo Tarré, criticou esta terça-feira a disparidade do IVA na alimentação, algo que não foi acautelado, de acordo com estes responsável no OE para 2024.
“Quem vai à restauração tem o IVA a 13%, algo que está em linha com a média europeia. No entanto, um bem alimentar transformado em Portugal paga 23% quando na Europa paga um terço. É uma fraude, é um insulto aos portugueses. Não se alterou uma linha nesta área no OE. Qual é a justiça e lógica disto”, criticou este responsável.
O Forbes Annual Summit 2023: Empower the Future tem lugar esta terça-feira, sendo que este é um evento que reúne decisores políticos, empresários e académicos, para debater o papel da inovação para um futuro mais justo e mais sustentável. O painel “Economia azul”, que reniu António Nogueira Leite, presidente do Fórum Oceano; Manuel Tarré, fundador e presidente do grupo Tarré e Nuno Matos, CEO da Eco Oil.
No âmbito da discussão em torno da economia azul, António Nogueira Leite, presidente do Fórum Oceano destacou que “muitas vezes as empresas quando precisam de um ambiente regulatório e financeiro deslocalizam-se. Os chamados unicórnios começaram aqui, mas não estão aqui, foram-se embora”.
“Inserir as startups num ecossistema mundial cuja sede é em Lisboa e tem clusters do mundo inteiro e um sistema de investimento da UE. Mas isto não chega, é preciso que haja um ambiente estável do ponto de vista fiscal”, sublinhou este responsável máximo do Fórum Oceano. “Outro aspeto é a total falta de capacidade das pessoas que estão no ministério do ambiente em comandar as pessoas que lá estão”, sublinhou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com