Premium“É urgente acabar com os desequilíbrios em favor do litoral”

Os problemas estão identificados, as queixas repetem-se de noroeste a sudoeste e até a forma de os ultrapassar são conhecidos. Mas não acontece nada. A fratura entre interior e litoral permanece incólume.

É através da inovação e do conhecimento – quando convenientemente partilhado e manuseado como uma das parcelas da cadeia de valor – que o fator interioridade acabará por reduzir a sua avassaladora importância como elemento de desequilíbrio territorial. A servir de síntese à tarde de trabalho que a parceria da Altice com o JE em torno da terceira conferência do Ciclo Portugal Inteiro, que desta vez aportou ao Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a frase tem tudo para ser pouco menos que óbvia. E aí reside a mais ‘irritante’ das suas idiossincrasias: é tão óbvia como aparentemente impossível de passar do papel de jornal para a realidade.

O road map das queixas do interior face à concorrência exercida pelo litoral e que por culpa do Estado é desleal repete-se do noroeste ao sudoeste: é mais fácil, mais simples, mais compensador e mais barato viver no interior e apesar de tudo quase ninguém vive no interior.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Grupo BEL celebra 18 anos com conferência sobre liderança

Com a chegada à ‘maioridade’ em outubro, o Grupo BEL propõe a reflexão sobre a forma como os empresários podem transformar o mundo. Conferência é em Lisboa no dia 22 deste mês e conta com o Jornal Económico como media partner.

‘Future of Finance’. PwC e Jornal Económico debatem futuro dos CFOs

Para a PwC, os CFOs devem assumir-se como principais impulsionadores da performance e estratégia das organizações. Essa evolução estará em debate no próximo dia 23 de outubro, em Lisboa, numa conferência que conta com o Jornal Económico como media partner. Acompanhe este evento em direto no site e redes sociais.

Lisbon, Law & Tech. Portugal recebe conferência internacional sobre tecnologia e Direito

O evento, que se realiza a 29 de outubro, é organizado pelo Instituto do Conhecimento da Abreu Advogados e conta com o Jornal Económico como ‘media partner’.
Comentários