A companhia aérea low cost easyJet tornou-se a primeira companhia aérea do mundo a assinar um contrato com a Airbus, para a remoção de carbono. Através da Airbus Carbon Capture Offer, a tecnologia utiliza a Direct Air Capture with Carbon Storage (DACCS) e oferece, às companhias aéreas do mundo, créditos de remoção de carbono para avançarem com os seus objetivos de descarbonização.
EasyJet renova acordo de empresa com pilotos
Esta tecnologia filtra e remove as emissões de dióxido de carbono (CO2) diretamente do ar utilizando ventiladores de extração de alta potência e qualidade. Depois de removido do ar, o CO2 é armazenado de forma segura em reservatórios subterrâneos.
Thomas Haagenson, Group Markets Director da easyJet, afirmou que “a descarbonização de um setor, como a aviação, é um enorme desafio e acreditamos que a remoção do carbono desempenhará um papel importante na abordagem das nossas emissões residuais no futuro, complementando com outras componentes que nos ajudaram a alcançar o net zero”.
A easyJet foi uma das primeiras companhias aéreas a assinar o acordo com a Airbus em 2022, comprometendo-se assim, a começar as negociações sobre a possível pré-compra de créditos de remoção de carbono verificados e duradouros.
“Este acordo demonstra a determinação da companhia aérea em alargar o seu compromisso ambiental através da oferta Airbus Carbon Capture. Iniciativas como esta demonstram o empenho da Airbus em oferecer soluções de descarbonização para a nossa indústria, reunindo companhias aéreas e intervenientes de todos os setores para construir um ecossistema de aviação sustentável”, salienta Julie Kitcher, Vice-Presidente Executiva de Comunicações, Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Airbus.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com