O Ebay irá começar a autenticar os produtos de marcas de luxo, nomeadamente malas, calçado e outros acessórios de moda com mais tendência a serem falsificados, a partir deste ano, escreve a Bloomberg.
A medida vem na sequência do aumento do receio dos consumidores em comprarem produtos contrafeitos que inundam o mercado online.
O Ebay irá contratar uma equipa de especialistas em comércio de luxo para verificar a originalidade do produto. A estratégia também já foi implementada pela startup The RealReal Inc, de São Francisco, que autentica os produtos e diz que as receitas de artigos em segunda-mão de produtos como malas, jóias e outros produtos chegou aos 400 milhões de dólares – o dobro do que no ano anterior.
Mercados como a Amazon ou o Ebay são muito permeáveis aos produtos falsificados, uma vez que as compras são baseadas em imagens e descrições, o que dificulta a verificação pelo consumidor da contrafação do produto, aponta a Bloomberg.
As contrafações representaram cerca de 500 mil milhões de dólares , em 2013, menos 2,5%, das importações globais. A China surge como a maior fonte de produtos falsificados, sendo o vestuário e o calçado as mercadorias mais falsificadas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com