[weglot_switcher]

Economia da zona euro avança 0,3% no segundo trimestre

O bloco da moeda única cresceu 0,3% no segundo trimestre, tal como no trimestre anterior, o que representa um avanço homólogo de 0,6%. Portugal registou dos maiores crescimentos homólogos, mas desiludiu em cadeia.
30 Julho 2024, 10h48

A economia da zona euro avançou 0,3% no segundo trimestre, tal como a UE, isto numa análise em cadeia, igualando assim o crescimento do trimestre anterior. Em termos homólogos, a moeda única avançou 0,6% enquanto a UE cresceu 0,7%.

Portugal regista dos crescimentos homólogos mais expressivos do bloco euro, mas o avanço em cadeia fica perto de nulo, deixando o país em linha com os restantes Estados-membros da moeda única. Os 1,5% de crescimento homólogo ficam atrás apenas dos 2,9% de Espanha, um crescimento muito acima de qualquer outro país da zona euro.

Já em cadeia, a economia nacional avançou apenas 0,1%.

As economias que mais cresceram em cadeia foram a Irlanda, com 1,2% (embora os dados irlandeses sejam alvo de frequentes revisões dado o peso das multinacionais no país), Lituânia, com 0,9%, e Espanha, com 0,8%.

Em sentido inverso, a Letónia recuou 1,1%, registando a pior performance no segundo trimestre deste ano. também Suécia e Hungria recuaram 0,8% e 0,2%, respetivamente.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.