[weglot_switcher]

Economia da zona euro e da UE contraiu 0,1% no terceiro trimestre

PIB caiu 0,1% na zona euro e na União Europeia (UE) no terceiro trimestre de 2023, em relação aos três meses anteriores, confirmou esta sexta-feira o Eurostat. 
19 Janeiro 2024, 10h28

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,1% na zona euro e na União Europeia (UE) no terceiro trimestre de 2023, em relação aos três meses anteriores, confirmou esta sexta-feira o Eurostat.

No segundo trimestre, a economia tinha crescido 0,1 % em ambas as zonas.

Em Portugal, a economia contraiu 0,2% no terceiro trimestre (+0,1% no trimestre anterior), confirmou o gabinete de estatísticas europeu. Em Espanha, o PIB cresceu 0,3%.

Em termos homólogos, o PIB corrigido de sazonalidade permaneceu estável tanto na área da moeda única como na UE no período em análise. No segundo trimestre, tinha registado um crescimento de 0,6 % na zona euro e de 0,5 % na UE.

Malta (+2,4%), Polónia (+1,5%) e Chipre (+1,1%) registaram os aumentos mais expressivos entre os países da UE, enquanto Irlanda (-1,9%), Estónia (-1,3%) e Finlândia (-0,9%), por outro lado, observaram as quebras mais significativas.

De acordo com o Eurostat, as “despesas de consumo final das famílias subiram 0,3% na zona euro e na UE”, enquanto as “despesas de consumo final das administrações públicas cresceram 0,4% em ambas as zonas”.

“A despesa de consumo final das famílias deu um contributo positivo para o crescimento do PIB na zona euro (+0,1 pontos percentuais) e na UE (+0,2 pp). O contributo das despesas públicas finais foi positivo em ambas as zonas (+0,1 pp)”, acrescenta o boletim do gabinete de estatísticas europeu.

Ainda segundo o boletim de hoje do Eurostat, o número de pessoas empregadas aumentou 0,2% tanto na zona euro como na UE no terceiro trimestre de 2023 face ao trimestre anterior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.