A economia da zona euro caiu 1,8% em termos homólogos no primeiro trimestre do ano. Os dados do Eurostat publicados esta sexta-feira colocam Portugal como o país com a maior quebra nos primeiros três meses do ano face a igual período do ano passado, entre os dez que já reportaram dados.
Espanha é o segundo país com a maior quebra homóloga de crescimento no primeiro trimestre (-4,3%), seguido pela Alemanha (-3%). Em sentido inverso, França foi o país com a maior expansão (1,5%), seguido pela Lituânia (1%), os dois únicos países com taxas de crescimento positivas.
De acordo com o organismo de estatística europeia, o PIB dos países da moeda única caiu 0,6% face ao último trimestre do ano passado.
Considerando a média dos 27 países da União Europeia, o crescimento da economia registou uma quebra de 1,7% no primeiro trimestre, em termos homólogos, enquanto em cadeia o PIB contraiu 0,4% face aos últimos três meses do ano passado.
“Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis para o primeiro trimestre de 2021, Portugal (-3,3%) registou a maior redução em relação ao trimestre anterior, seguido pela Letónia (-2,6%) e Alemanha (-1,7%), enquanto a Lituânia (+1,8%) e a Suécia (+1,1%) registaram os maiores acréscimos”, salienta o Eurostat.
Ainda nem todos os países reportaram os dados da evolução da economia no primeiro trimestre, pelo que a 18 de maio, o Eurostat irá publicar uma fotografia mais nítida do crescimento do PIB na zona euro e na União Europeia.
Confinamento leva a quebra de 5,4% da economia no primeiro trimestre (com áudio)
(Atualizado às 10h16)
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com