No terceiro trimestre do ano, a economia britânica cresceu 0,4%, de acordo com dados revelados esta quarta-feira pela agência nacional de estatística britânica (ONS, Office for National Statistics).
A impulsionar o ligeiro crescimento esteve o setor dos serviços, que avançou 0,4%, a mesma percentagem do que no segundo trimestre, e este setor continua a ser o que mais contribui para o crescimento do PIB, com um forte desempenho na área de programação de computadores, comércio de automóveis e retalho.
A agricultura cresceu 1,%, contribuindo apenas com 0,01 pontos percentuais para o PIB, devido ao seu baixo peso no setor dos serviços.
Os ‘pesos pesados’ do crescimento do setor de serviços foram as áreas financeiras (negócios e finanças), que aumentaram 0,6%, contribuindo com 0,19 pontos percentuais para o crescimento do PIB em relação ao trimestre anterior.
O maior contribuinte individual para o crescimento dos serviços foi a atividade de programação de computadores, que cresceu 1,9% e contribuiu com 0,05 pontos percentuais para o crescimento do PIB. Isto deve-se, em parte, ao seu alto peso dentro do PIB.
A indústria voltou ao crescimento após um fraco segundo trimestre, aumentando 1% entre julho e setembro deste ano. O setor da construção continua a impedir melhores ganhos, apesar de continuar acima do seu pico mais baixo.
O PIB per capita deverá ter crescido 0,3% neste trimestre, segundo as previsões do Office for National Statistics.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com