A economia norte-americana cresceu menos do que tinha sido reportado inicialmente. Os novos dados do Gabinete de Análise Económica mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 1,3% entre janeiro e março, em termos anuais, abaixo da estimativa de 1,6%.
Os novos dados ficam ainda aquém do crescimento de 3,4% registado no último trimestre de 2023.
Entre as causas para este abrandamento, o organismo indica um menor consumo por parte dos norte-americanos. Indica o órgão que o principal motor da economia avançou ‘apenas’ 2%, um valor abaixo das perspetivas de 2,5%.
Esta revisão coloca a economia norte-americana do primeiro trimestre ao nível mais baixo desde o segundo trimestre de 2022, quando os EUA registaram uma contração.
Indica a “Reuters” que as medidas de inflação foram mais fortes do que era esperados pelos americanos, o que levou a Reserva Federal a adiar o corte nas taxas de juro, provocando um ajuste ao crescimento económico do país.
Apesar dos novos pedidos do subsídio de desemprego terem aumentado na semana passada, o Departamento do Trabalho acredita que o mercado mostra sinais de persistência e deve continuar a apoiar a economia norte-americana. Os pedidos do desemprego aumentaram em três mil, para 219 mil pedidos.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com