[weglot_switcher]

“Economia portuguesa está num bom momento”, declara Siza Vieira após Bruxelas rever PIB em alta (com áudio)

Para Siza Vieira verifica-se uma “recuperação mais forte do que a que se estimava, algo evidente tendo em conta o comportamento da economia no terceiro trimestre”.
  • Harry Murphy / Web Summit
11 Novembro 2021, 10h46

O ministro da Economia defende que a “economia portuguesa está num bom momento” e que a revisão da Comissão Europeia em alta do crescimento do PIB em 4,5% para 2021 e de 5,3% em 2022 “corresponde ao que observamos e sentimos”.

“Tal como o Governo português, também a Comissão Europeia reviu os dados em alta para este ano e para o próximo”, referiu Siza aos jornalistas no âmbito do 32º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo que acontece em Faro.

Para Siza Vieira verifica-se uma “recuperação mais forte do que a que se estimava, algo evidente tendo em conta o comportamento da economia no terceiro trimestre”.

O governante assegurou que Portugal está “num bom caminho, com emprego muito forte”. “Metemos mais gente a trabalhar do que alguma vez tivemos em Portugal. Falta gente no turismo mas em outros sectores há mais pessoas a trabalhar. Vemos a economia a crescer”, disse.

Apesar de reconhecer os constrangimentos no lado da oferta, nomeadamente com a falta de matérias-primas, Pedro Siza Vieira notou um “crescimento do turismo acima do esperado”.

Questionado sobre o alerta da Comissão Europeia sobre o risco de ainda não existir Orçamento do Estado para 2022, um dado que pode vir a a alterar as previsões, Siza Vieira reconhece o risco, mas diz que o facto de não existir OE aprovado pode levar a “mais dificuldades em garantir que o ritmo da retoma se mantenha assim”.

Para o ministro da Economia, é importante ter confiança no crescimento da economia, dado o país ter passado por uma crise sanitária e económica nos últimos dois anos. “Entre 2015 e 2019, a economia portuguesa cresceu mais que a União Europeia. Uma economia que se comporta assim tem de ter uma confiança em si própria”, sustentou aos jornalistas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.