[weglot_switcher]

Economia social catalã visitou o Norte do país

Entidades da economia social da Catalunha visitam Portugal para partilhar experiências e conhecer projetos locais. A agenda da visita das 11 associações catalãs passou por Lisboa, Porto e Viana do Castelo.
31 Outubro 2025, 18h13

A comitiva da Taula del Tercer Sector Social de Catalunya (Mesa do Terceiro Setor Social da Catalunha) esteve em Portugal de 27 a 31 de outubro para conhecer projetos locais de economia social em Lisboa, Porto e Viana do Castelo. Os âmbitos de trabalho que estavam no foco da visita eram a habitação, a infância e adolescência, a digitalização da economia social e data sharing, assim como a avaliação do impacto dos projetos desenvolvidos, refere a entidade organizado em comunicado.

A iniciativa permitiu à comitiva catalã conhecer a agenda social do país e os principais intervenientes envolvidos, oferecendo-lhes também oportunidades de visibilidade, aprendizagem e criação de rede.

A visita abriu com uma receção institucional em Lisboa, na sede da Delegação do Governo da Catalunha em Portugal a cargo do Delegado Rui Reis. Para além das reuniões e visitas a diversas organizações do terceiro setor social português, destaca-se a realização de uma conferência na Universidade Católica Portuguesa no Porto, com a Área Transversal de Economia Social (ATES).

Intitulada “O Terceiro Setor em Portugal e Catalunha: modelo, capacidade de incidência e rede”, a sessão tratou do modelo de governança, organização e lei geral do terceiro setor em Portugal, incidindo sobre a importância das colaborações transnacionais para a construção de uma Europa social.

“Iniciativas como esta são muito úteis para as entidades da economia social partilhar boas práticas, identificar prioridades e ampliar a rede de alianças”, afirmou Rui Reis, citado pelo comunicado. “O balanço, quer das organizações catalãs quer das portuguesas, é muito positivo. Graças a esta visita, já identificaram pontos de colaboração no âmbito europeu que irão desenvolver nos próximos meses”, acrescenta Rui Reis.

A agenda no Porto contou também com uma sessão com a CNIS-Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade e outra com a Fundação Aga Khan para conhecer os projetos Juntos! Porto e Bytes4Future. A comitiva catalã também visitou o Lar Nossa Senhora do Livramento.

Em Viana do Castelo, foram recebidos também pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.

 


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.