[weglot_switcher]

Economia sueca resiste ao impacto da pandemia e cresce 0,4%

O país que resistiu a implementar medidas de confinamento obrigatório assistiu a um crescimento do PIB no primeiro trimestre deste ano, um cenário que não se verifica no restante espaço europeu.
  • Suécia
29 Maio 2020, 16h00

Ao contrário dos números dececionantes que têm vindo a ser tornados públicos face aos impactos da Covid-19 na economia global, o produto interno bruto (PIB) sueco conseguiu resistir à tendência e reportar, esta sexta-feira, um crescimento de 0,4%, em termos homólogos.

De acordo com os dados divulgados pelo SCB, o instituto de estatística da Suécia, comparativamente aos três meses anteriores, o crescimento do PIB foi de 0,1%. Um número que contrasta com a previsão dos analistas contactados pela agência ‘Reuters’ apontavam uma contração de 0,6%.

Porém, espera-se que o maior impacto económico deverá sentir-se no segundo trimestre do ano, uma vez que as medidas de isolamento só começaram a ser aplicadas em força no final de março.  Ainda assim, é improvável que a economia da Suécia seja a mais atingida na Europa. Segundo declarações feitas na semana passada pela ministra sueca das Finanças, Magdalena Andersson, a maior economia da Escandinávia registará este ano uma contração de 7%

Em Portugal, a economia registou um ‘trambolhão’ de 2,4% no primeiro trimestre do ano – ainda assim, menos do que a estimativa inicial do Instituto Nacional de Estatística (INE). Face ao final do ano passado, a contração foi de 3,9%, a maior queda trimestral desde pelo menos 2007, revelou esta sexta-feira o INE.

Os números surgem meses depois do governo sueco ter resistido à pressão mundial de implementar medidas obrigatórias de confinamento e encerramento de espaços públicos e escolas como maneira de prevenir a propagação do vírus, que já soma 36.476 infetados e 4.350 óbitos. A Suécia é atualmente o país com a maior taxa de mortalidade decorrente do novo coronavírus em todo o mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.