PremiumEconomistas alertam para risco de crise financeira

O volume moratórias de crédito quando comparado com o resto da Europa deixa antecipar fortes impactos na banca no pós-Covid.

As moratórias de crédito foram “uma medida útil, mas, na minha ótica, completamente insuficiente para dar estabilidade às empresas”, defende o presidente do Conselho de Administração Executivo do Crédito Agrícola. Para Licínio Pina o recurso massivo a este adiamento da dívida é um resultado da “dívida pública gigantesca” que atua como “um colete de forças” à capacidade de apoio do Estado português, que contrasta com os apoios mais expansivos colocados em prática nas economias europeias com uma situação orçamental mais consolidada.

Economista defende que é fulcral que a crise económica gerada pela Covid-19 não se alastre à banca e ao sector financeiro, uma possibilidade que se vai agravando dado o volume de moratórias de crédito em Portugal.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Itália: Draghi apresenta Plano de Recuperação esta sexta-feira

O plano conta com uma dotação de mais de 220 mil milhões de euros. O plano definitivo só será apresentado a 30 de abril e o governo quer resolver o problema de quem gere o quê. A questão determinou o fim do anterior governo liderado por Giuseppe Conte.

Contratos para obras públicas a partir de 5 milhões vão destinar 1% para obras de arte

“Prevê-se, como regra, que 1% do preço, em contratos de valor igual ou superior a cinco milhões de euros, seja aplicado em inclusão de obras de arte nas obras públicas objeto desses contratos”, acrescenta o comunicado do Conselho de Ministros.

PRR: Investimento em infraestruturas transfronteiriças reduzido para 65 milhões de euros

Na versão submetida a consulta pública, em 16 de fevereiro, o Governo previa um investimento global de 110 milhões de euros em infraestruturas rodoviárias para assegurar as ligações transfronteiriças entre Portugal e Espanha, que no documento final, entregue esta quinta-feira, foi reduzido para 65 milhões de euros.
Comentários