[weglot_switcher]

Conhece os custos do crédito habitação?

Os custos relacionados com o crédito à habitação são vários e dependem de diferentes fatores. Para além do indexante e das comissões, temos custos de outra natureza.
18 Janeiro 2019, 09h00

Outros custos com o crédito habitação

Um custo importante pago com o crédito habitação é  o seguro de vida, seguro que é exigido por todos os bancos aquando da contratação deste crédito.

O seguro de vida é, na verdade, uma garantia que o banco exige, pois se um dos titulares ficar impossibilitado de receber rendimentos, por uma questão e saúde, por exemplo, não perderá o reembolso do empréstimo habitação. Portanto, a todo o consumidor que contrata um crédito habitação é lhe exigida a contratação de um seguro de vida.

Há que esclarecer que este seguro não tem de ser contratado na seguradora indicada pela entidade bancária. O consumidor poderá estudar o mercado e encontrar um contrato de seguro de vida mais adequado aos seus interesses fora do que lhe é oferecido pelo banco.

Para além do seguro vida, existe ainda outro seguro exigido pelos bancos. Referimo-nos ao seguro multirrisco, que visa, sobretudo, contratar a proteção da casa. Este tipo de seguro apresenta cobertura contra incêndios e fenómenos sísmicos. Também neste caso, o consumidor pode contratar noutra instituição que não a do banco onde conseguiu o crédito habitação.

Não podemos deixar de mencionar os custos fiscais envolvidos no crédito habitação, nomeadamente o Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT). Este imposto respeita a tributação do direito de propriedade sobre bens imóveis em Portugal.

Finalmente, apontamos o Imposto do Selo que incide sobre o montante pedido de crédito e também sobre as comissões.

Informe-se aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.