Quatro princípios básicos para começar a investir

Conhecer as características das aplicações financeiras e ponderar a sua diversificação, comparar as ofertas no mercado e evitar pôr em risco a poupança do agregado familiar são dicas importantes, segundo os três supervisores financeiros portugueses.

O Banco de Portugal (BdP), a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) consideram que uma gestão financeira equilibrada passa ainda por destinar parte da poupança à constituição de um complemento de reforma.

“É fundamental que se escolham aplicações financeiras adequadas aos objetivos definidos, que não se assumam riscos indesejados e que a rendibilidade esperada se ajuste às expectativas”, explicam os três supervisores financeiros portugueses no portal “Todos Contam”, do Plano Nacional de Formação Financeira.

O BdP, a CMVM e a ASF lembram ainda, no mesmo portal que, ter hábitos de poupança regulares permite “constituir um fundo de emergência para acomodar o impacto financeiro de uma situação imprevista”, como por exemplo uma situação de desemprego, de acidente, de doença ou outra despesa inesperada.

Quais os quatro princípios básicos para começar a investir?

  • É importante conhecer as características das aplicações escolhidas e avaliar previamente os seus riscos

  • Há que acompanhar o comportamento das aplicações ao longo do tempo e compará-lo com o de alternativas disponíveis no mercado

  • Há que evitar pôr em risco a poupança do agregado familiar

  • É importante ponderar a diversificação das aplicações financeiras

Em que produtos e instrumentos financeiros se pode aplicar a poupança?

  • Depósitos simples
  • Contas de poupança
  • Depósitos indexados e duais
  • Ações ou obrigações
  • Certificados de Aforro
  • Certificados do Tesouro
Ler mais
Recomendadas

Já escolheu uma entidade para ‘doar’ 0,5% do seu IRS? Há 4 mil candidatos

Contribuintes com direito ao IRS automático deverão indicar até 31 de março qual a entidade ou instituição particular de solidariedade social que pretendem ajudar.

Um dos melhores restaurantes de praia da Europa fica em Portugal

A lista foi elaborada por escritores de viagens do jornal britânico ”The Guardian” que caracteriza o local como sendo ”perfeito para almoços longos ou noites românticas”. Restaurante português figura entre restaurantes na Grécia, Espanha ou Itália.

Adicional ao IMI: Herdeiros têm até ao final do mês para escapar ao imposto

O prazo para os responsáveis das heranças indivisas comunicarem ao Fisco como querem que seja feita a liquidação do Adicional ao IMI termina na próxima semana. A opção é importante porque pode significar não pagar nada.
Comentários