[weglot_switcher]

EDP abre candidaturas para apoiar projetos em África e Brasil com um milhão de euros

Verba será canalizada para setores essenciais como educação, saúde, agricultura e abastecimento de água, promovendo uma transição justa e inclusiva em áreas com baixos níveis de eletrificação. As organizações interessadas podem submeter as suas candidaturas até o início de maio, seguindo-se uma fase de avaliação e pré-seleção.
7 Abril 2025, 15h17

A EDP anunciou a abertura das candidaturas para a 7ª edição do Fundo de Acesso à Energia (A2E), que visa apoiar projetos que promovam a inclusão energética em comunidades desfavorecidas, agora também no Brasil, além de África. As candidaturas estão abertas até 5 de maio e podem ser feitas por organizações de qualquer país que desejem desenvolver iniciativas nas regiões mencionadas.

O Fundo A2E irá selecionar e financiar projetos sustentáveis que utilizem energia renovável em quatro países africanos – Moçambique, Quénia, Maláui e Nigéria – e no Brasil. A iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e económico em comunidades rurais onde ainda existem elevados níveis de exclusão energética e dependência de combustíveis fósseis.

A EDP disponibiliza um milhão de euros para financiar projetos que apoiem setores essenciais como educação, saúde, agricultura e abastecimento de água, promovendo uma transição justa e inclusiva em áreas com baixos níveis de eletrificação. As organizações interessadas podem submeter as suas candidaturas até o início de maio, seguindo-se uma fase de avaliação e pré-seleção.

Desde o seu lançamento em 2018, o Fundo A2E recebeu mais de 900 candidaturas e financiou 47 projetos em sete países africanos, com um apoio total de 4,5 milhões de euros, beneficiando diretamente e indiretamente mais de 8 milhões de pessoas.

Na última edição, foram apresentadas 195 candidaturas, com os projetos selecionados a focarem-se em áreas como cuidados de saúde, educação e abastecimento de água potável, utilizando tecnologias de produção solar descentralizada.

Os detalhes do regulamento e do formulário de candidatura para a 7ª edição do Fundo A2E estão disponíveis no site da EDP.

Uma iniciativa que, segundo a energética, reflete o compromisso da EDP em promover soluções energéticas sustentáveis e uma transição energética justa a nível global, especialmente em economias em desenvolvimento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.