[weglot_switcher]

EDP abre candidaturas para startups que desenvolvem soluções para apoiar descarbonização

As startups que desenvolvem soluções para apoiar consumidores no caminho da descarbonização já podem candidatar-se até 25 de agosto à terceira fase da edição do programa de inovação da EDP.
28 Maio 2024, 19h47

A EDP abriu candidaturas para o último módulo do Energy Starter dedicado a ’Soluções para Clientes’.

“As startups que desenvolvem soluções para apoiar consumidores no caminho da descarbonização já podem candidatar-se até 25 de agosto à terceira fase da edição do programa de inovação da EDP”, avança a empresa.

“Já estão abertas as candidaturas para o terceiro e último módulo do programa de inovação Energy Starter, criado pela EDP para acelerar a transição energética a uma escala global através de soluções inovadoras, colaborativas e impactantes com startups e scaleups”, refere a empresa em comunicado.

Este módulo, “dedicado a soluções inovadoras para clientes”, fica aberto para inscrições até 25 de Agosto.

“Esta etapa é focada em soluções que apoiam consumidores no caminho da descarbonização, facilitam a transição global para a mobilidade elétrica e impulsionam o desenvolvimento de soluções de geração de energia solar distribuída”, acrescenta a EDP.

Após a fase de candidaturas, as startups irão passar por um processo de seleção, “que inclui um pitch online, onde vão ter a oportunidade de apresentar as suas soluções a especialistas de inovação e de diferentes unidades de negócio das várias geografias da EDP”.

As empresas selecionadas, irão depois participar num bootcamp que terá lugar em Lisboa, entre 26 e 28 de novembro, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de projetos-piloto e negócios com a EDP, bem como ter acesso a potencial apoio financeiro e know-how da EDP Ventures.

Nos dois módulos anteriores, os bootcamps decorreram primeiro, em Santander (Espanha) e, depois, em Singapura.

Nesses dois módulos anteriores, a EDP selecionou startups com soluções para as redes elétricas do futuro e energias renováveis e ao hidrogénio verde, áreas estratégicas para o setor energético e para o crescimento da EDP.

Agora, nesta terceira fase, a empresa liderada por Miguel Stilwell de Andrade procura empresas com ideias disruptivas aplicadas a soluções para clientes de energia, que podem assim contribuir para a descarbonização do consumo energético no dia a dia.

Nas últimas sete edições do Energy Starter, a EDP selecionou 192 startups de 27 países, desenvolvendo em conjunto 75 projetos-piloto, 28 rollouts (integração de um novo produto ou serviço no mercado) e 15 investimentos de capital de risco, que já começaram a redefinir o panorama energético – projetos que representaram um total de 24 milhões de euros em negócios.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.