[weglot_switcher]

EDP. Acionistas aprovam pagamento de dividendo de 753,48 milhões a partir de 26 de abril

Em 2020, a EDP pagou 691 milhões de euros aos seus acionistas, mas vai pagar mais este ano devido ao aumento de capital realizado no ano passado.
14 Abril 2021, 19h12

A assembleia-geral da EDP aprovou esta quarta-feira, 14 de abril, o pagamento de 753,48 milhões de euros em dividendos relativos ao exercício de 2020.

A proposta foi aprovada por 97,21% dos acionistas presentes na assembleia-geral que teve lugar esta quarta-feira, 14 de abril, apurou o JE, onde esteve presente 74,4% do capital social da empresa.

O pagamento será realizado a partir de 26 de abril. O dividendo tem um valor bruto de 19 cêntimos, com a retenção na fonte a variar entre os 28% e os 25%.

No caso dos “acionistas residentes e tributados em sede de IRS estão sujeitos a uma taxa liberatória de 28%, sem prejuízo da opção de englobamento dos dividendos distribuídos juntamente com o restante rendimento tributável desde que obtidos fora do âmbito do exercício de atividades empresariais e profissionais”, isto é o pagamento líquido será de 13,7 cêntimos por ação.

Em relação aos dividendos pagos aos acionistas residentes e tributados em sede de IRC “estão sujeitos a uma retenção na fonte à taxa de 25%, a qual tem a natureza de imposto por conta do IRC”, ou seja, um valor líquido de 14,3 cêntimos por ação.

Já os acionistas não residentes e sem estabelecimento estável em Portugal, ou que, tendo-o, os dividendos não lhe sejam imputáveis, estão sujeitos a retenção na fonte com carácter definitivo (28% IRS e 25% IRC).

No caso de isenção de tributação, ” de eliminação da retenção na fonte ou de redução da taxa de retenção na fonte de imposto sobre o rendimento (IRS/IRC), os acionistas deverão verificar a caracterização da sua situação fiscal e fazer prova de todos os factos de que dependem a aplicação dos referidos benefícios, junto do intermediário financeiro em que se encontrem registadas as respetivas ações”.

A EDP vai assim distribuir quase 90% dos seus lucros do ano passado, quando registou um resultado positivo de 878 milhões de euros. Tal como nos exercícios anteriores, a EDP vai pagar 19 cêntimos por ação.

“O Conselho de Administração Executivo irá propor à Assembleia Geral de Acionistas, a distribuição de um dividendo relativo ao exercício de 2020 no valor de 0,19 euros por ação, em linha com o ano anterior”, anunciou a empresa a 24 de fevereiro.

Recorde-se que a 14 de maio de 2020, a EDP efetuou um pagamento total de 691 milhões de euros em dividendos aos seus acionistas, “em linha com os últimos anos”.

O dividendo a pagar este ano, relativo ao exercício de 2020, vai ser mais elevado devido ao aumento de capital de mil milhões de euros realizado pela empresa em 2020, porque o dividendo vai ser distribuído por mais 319 milhões de ações novas, num total de quase quatro mil milhões de ações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.