EDP apoia seis projetos de acesso à energia sustentável em África. Moçambique é um dos países escolhidos

Através do fundo A2E (Access to Energy), a EDP vai apoiar seis projetos sustentáveis e de energia limpa na África Oriental. Estas iniciativas vão impactar 55 mil pessoas, das quais dez mil de forma direta.

Fabian Bimmer/Reuters

A Energias de Portugal – EDP vai apoiar seis projetos sustentáveis e de energia limpa na África Oriental, através do fundo A2E (Access to Energy).

Nesta primeira fase, vão ser aplicados cerca de 450 mil euros para promover o acesso à energia em áreas rurais remotas, sem ligação à rede elétrica, com o objetivo de atenuar a pobreza energética nos países em desenvolvimento. Estas iniciativas vão impactar 55 mil pessoas, e dez mil de forma direta.

No comunicado divulgado pela empresa, o presidente António Mexia reforça a ideia de que ”o acesso à energia tem potencial para desempenhar um papel revolucionário nos países emergentes, sendo um instrumento essencial para uma sociedade que cria mais oportunidades e mais justa”.

No total, 108 entidades de todo o mundo candidataram-se à primeira edição do fundo, destinada a projetos em Moçambique, Quénia, Tanzânia e Malauí.

As instituições escolhidas, de acordo com critérios como impacto social, parcerias, sustentabilidade, potencial de expansão e número de beneficiários, atuam nas áreas da educação, saúde, água e agricultura, empresas e comunidade, e receberam apoios de 25 mil a 100 mil euros, com o compromisso de implementarem seus projetos até ao início do próximo ano.

Além do apoio às atividades de responsabilidade social através deste fundo, que tem uma dotação global de um milhão de euros existe uma previsão de lançamento da segunda edição até ao final deste ano.

Ler mais
Recomendadas

Setembro chega com calor. Temperaturas atingem os 40 graus

“Devido a um anticiclone que se encontra localizado a noroeste dos Açores, em deslocamento para leste, prevê-se que se instale uma corrente de leste no continente a partir de segunda-feira”, refere o IPMA.

Grande Barreira de Coral está cada vez mais pobre, alerta relatório australiano

“A janela de oportunidade para melhorar o futuro, a longo prazo, do recife é agora”, sublinha o mesmo relatório, chegando a um ponto crítica, embora seja uma das áreas marinhas protegidas mais bem geridas do mundo.

Greta Thunberg chega hoje a Nova Iorque a bordo de veleiro ecológico

Depois de cruzar o Atlântico em cerca de duas semanas, numa embarcação proveniente do Reino Unido, a jovem que luta por uma ação concertada contra o aquecimento global será recebida pela ONU.
Comentários