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EDP aumenta oferta de pontos de carregamento de veículos elétricos em restaurantes Burger King

A EDP foi escolhida pelo Burger King Portugal para instalar e operar os pontos de carregamento de veículos elétricos em 90 restaurantes da marca, de norte a sul do país. Cerca de 150 dos 180 pontos de carregamento previstos já se encontram em operação e os restantes vão entrar em funcionamento em 2025.
11 Dezembro 2024, 18h15

No âmbito da sua aposta na mobilidade sustentável, o Burger King Portugal está a implementar um plano de introdução de Pontos de Carregamento (PC) de automóveis elétricos e a EDP foi a empresa selecionada para os instalar em 90 restaurantes da marca, de norte a sul do país.

Cerca de 150 dos 180 pontos de carregamento previstos já se encontram em operação e os restantes vão entrar em funcionamento em 2025.

A parceria entre a EDP Comercial e o Burger King Portugal já garantiu cerca de 118 mil sessões de carregamento de veículos elétricos, que permitiram percorrer mais de 20 milhões de quilómetros apenas com o uso de eletricidade, evitando a emissão de cerca de 2.700 toneladas de CO2.

Os equipamentos de carregamento rápido, que correspondem a mais de 90% dos pontos instalados nos restaurantes Burger King, têm uma potência máxima de 90kW ou 120kW, consoante o restaurante e equipamento instalado. Esta última potência permite carregar a energia necessária para percorrer mais 100 quilómetros em menos de dez minutos.

Estes equipamentos possibilitam o carregamento de até duas viaturas em simultâneo, fazem parte da rede de carregamento público MOBI.E e podem ser utilizados com qualquer cartão CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica).

Na app da EDP (EDP Charge), e em outras aplicações, é possível verificar a localização e estado de disponibilidade dos carregadores, a fim de facilitar a utilização.

Borja Hernández de Alba, diretor geral do Burger King Portugal, destaca este acordo como mais um importante passo no compromisso da empresa com a sustentabilidade, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono dos seus restaurantes.

Por sua vez, Carlos Moreira, da EDP Comercial, afirma que esta parceria representa um avanço significativo na missão de promover a mobilidade elétrica em todo o país.

De salientar ainda que, para além da introdução de pontos de carregamento, o Burger King iniciou, em 2023, um plano de eletrificação da sua frota de motos utilizadas no serviço de Home Delivery, com o objetivo de a tornar 100% elétrica e, desta forma, reduzir o seu impacto ambiental.

Com esta medida irá poupar 54 toneladas de CO2 durante a vida útil de cada veículo, totalizando 450 toneladas para as 120 motas, o que equivale a plantar cerca de 2600 árvores.

Como parte da sua estratégia global de sustentabilidade, a empresa está também empenhada em construir restaurantes cada vez mais sustentáveis, promovendo o formato Free Standing nos restaurantes recém-inaugurados, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental.

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