No âmbito da sua aposta na mobilidade sustentável, o Burger King Portugal está a implementar um plano de introdução de Pontos de Carregamento (PC) de automóveis elétricos e a EDP foi a empresa selecionada para os instalar em 90 restaurantes da marca, de norte a sul do país.
Cerca de 150 dos 180 pontos de carregamento previstos já se encontram em operação e os restantes vão entrar em funcionamento em 2025.
A parceria entre a EDP Comercial e o Burger King Portugal já garantiu cerca de 118 mil sessões de carregamento de veículos elétricos, que permitiram percorrer mais de 20 milhões de quilómetros apenas com o uso de eletricidade, evitando a emissão de cerca de 2.700 toneladas de CO2.
Os equipamentos de carregamento rápido, que correspondem a mais de 90% dos pontos instalados nos restaurantes Burger King, têm uma potência máxima de 90kW ou 120kW, consoante o restaurante e equipamento instalado. Esta última potência permite carregar a energia necessária para percorrer mais 100 quilómetros em menos de dez minutos.
Estes equipamentos possibilitam o carregamento de até duas viaturas em simultâneo, fazem parte da rede de carregamento público MOBI.E e podem ser utilizados com qualquer cartão CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica).
Na app da EDP (EDP Charge), e em outras aplicações, é possível verificar a localização e estado de disponibilidade dos carregadores, a fim de facilitar a utilização.
Borja Hernández de Alba, diretor geral do Burger King Portugal, destaca este acordo como mais um importante passo no compromisso da empresa com a sustentabilidade, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono dos seus restaurantes.
Por sua vez, Carlos Moreira, da EDP Comercial, afirma que esta parceria representa um avanço significativo na missão de promover a mobilidade elétrica em todo o país.
De salientar ainda que, para além da introdução de pontos de carregamento, o Burger King iniciou, em 2023, um plano de eletrificação da sua frota de motos utilizadas no serviço de Home Delivery, com o objetivo de a tornar 100% elétrica e, desta forma, reduzir o seu impacto ambiental.
Com esta medida irá poupar 54 toneladas de CO2 durante a vida útil de cada veículo, totalizando 450 toneladas para as 120 motas, o que equivale a plantar cerca de 2600 árvores.
Como parte da sua estratégia global de sustentabilidade, a empresa está também empenhada em construir restaurantes cada vez mais sustentáveis, promovendo o formato Free Standing nos restaurantes recém-inaugurados, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental.
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