[weglot_switcher]

EDP, BCP e Corticeira Amorim foram as cotadas melhor classificadas em relações com investidores

A terceira edição reuniu um total de 104 nomeações e atribuiu um total de 34 prémios nas seis categorias em que os prémios estão estruturados, que diferenciam os segmentos de grande, média e pequena capitalização
4 Dezembro 2024, 12h43

Os prémios de boas práticas de relações com investidores em Portugal e Espanha, organizados pela AERI, a Associação Espanhola de Relações com Investidores, foram entregues esta terça-feira, num evento que decorreu em Madrid.

A terceira edição reuniu um total de 104 nomeações e atribuiu um total de 34 prémios nas seis categorias em que os prémios estão estruturados, que diferenciam os segmentos de grande, média e pequena capitalização (large, mid ou small cap).

Os vencedores da categoria mais importante, Best Overall Corporate Winner, foram, entre as empresas portuguesas, a EDP na categoria large cap; o Millennium BCP na categoria mid cap; e a Corticeira Amorim, na categoria small cap.

No mercado espanhol, os vencedores desta categoria foram o CaixaBank como large cap; o Banco Sabadell como mid cap; e a eDreams Odigeo como small cap.

Os vencedores dos prémios são escolhidos através da avaliação e votação de mais de 1.800 analistas e investidores institucionais a nível internacional.

A associação e estes prémios visam promover o papel das relações com investidores na gestão estratégica das empresas, tanto nos mercados de capitais como nos mercados privados.

Para a atribuição dos prémios, a AERI trabalha em estreita colaboração com a Extel (anteriormente conhecida como Institutional Investor Research), uma entidade especializada em inteligência do ecossistema financeiro com mais de 50 anos de experiência, reconhecida internacionalmente pela sua capacidade e rigor na avaliação do desempenho das equipas de relações com investidores, entre outras áreas.

A Extel recolhe feedback direto de uma vasta base de analistas e investidores institucionais, recorrendo a inquéritos e outras ferramentas analíticas.

“Na edição de 2024 para a Europa, cerca de 1.800 analistas sell-side e investidores institucionais participaram na avaliação do trabalho das equipas de relações com investidores de milhares de empresas europeias. Esta metodologia consolida a solidez e o rigor destes prémios e o seu prestígio junto da comunidade financeira da Península Ibérica e da Europa”, lê-se no comunicado.

A cerimónia, que decorreu no Hotel Four Seasons de Madrid, reuniu mais de 130 participantes de cerca de 70 empresas, incluindo empresas cotadas e outras empresas e profissionais do mundo do investimento.

Lista completa das empresas, equipas e profissionais distinguidos

• Best Overall Corporate Winner. Em Portugal, a EDP, o Millennium BCP e a Corticeira Amorim e, em Espanha, o CaixaBank, o Banco Sabadell e a eDreams ODIGEO, todos nos segmentos de grande, média e pequena capitalização, respetivamente.

• Melhor equipa de Relações com Investidores. Em Portugal, o prémio foi atribuído à Jerónimo Martins (large cap) e à Corticeira Amorim (small & mid cap). Em Espanha, ao CaixaBank (large cap), a o Banco Sabadell (mid cap) e à eDreams ODIGEO (small cap).

• Melhor Profissional de Relações com Investidores. No mercado português, foram
distinguidas Cláudia Falcão, da Jerónimo Martins, e Ana Matos, da Corticeira Amorim. Os vencedores no mercado espanhol foram Cristina Matres do BBVA, Alberto Gárgoles da Sacyr e David de la Roz da eDreams ODIGEO.

• Melhor Programa de Relações com Investidores por Setor, atribuído a nível ibérico em sete setores de atividade. Corticeira Amorim (materiais básicos), eDreams ODIGEO (consumo), Iberdrola (energia), CaixaBank (financeiro), CTT-Correios de Portugal (indústria), Laboratórios Farmacêuticos Rovi (farmacêutico e saúde) e Cellnex (TMT).

• Evolução do Programa de Relações com Investidores. Os vencedores nesta categoria, que distingue a melhoria e progressão da estratégia e execução, foram, em Portugal, a Jerónimo Martins (large cap), a Sonae (mid cap) e os CTT – Correios de Portugal (small cap). Em Espanha, os vencedores foram: Aena (large cap), Laboratorios Farmaceúticos Rovi (midcap) e eDreams ODIGEO (small cap).

• Evolução do programa ESG. Em Portugal, as empresas Jerónimo Martins (large cap) e CTT-Correios de Portugal (small & mid cap) foram distinguidas. Em Espanha, receberam o prémio a Aena (large cap), a Inmobiliaria Colonial (mid cap) e a eDreams ODIGEO (small cap).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.