[weglot_switcher]

EDP, bp e Brisa inauguram primeiro carregador ultrarrápido para veículos elétricos na A1

A EDP, a Brisa e bp juntaram-se na missão de proliferar pontos de carregamento ultrarrápido para carros eléctricos. Já estão operacionais na A1 – Autoestrada do Norte – os primeiros dois pontos de carregamento rápido e ultrarrápido. Foram instalados na área de serviço de Santarém.
1 Maio 2021, 12h40

A EDP, a Brisa e a bp juntaram-se na missão de proliferar pontos de carregamento ultrarrápido para carros elétricos.

Já estão operacionais na A1 – Autoestrada do Norte – os primeiros dois pontos de carregamento rápido e ultrarrápido da parceria entre a bp, a Brisa e a EDP Comercial, no âmbito da rede Via Verde Electri, anunciaram a EDP e a Brisa em comunicado.

A rede Via Verde Eletric é a resposta da Brisa à necessidade de acelerar a descarbonização do tráfego rodoviário, através da facilitação da mobilidade elétrica.

Segundo a nota, os carregadores foram instalados na Área de Serviço de Santarém, no sentido Norte/Sul e a localização foi escolhida por estratégica entre as duas principais cidades do país, Lisboa e Porto.

“Os equipamentos escolhidos são dos mais modernos e inovadores do mercado e são os primeiros ultrarrápidos da EDP em Portugal”, diz a EDP.

Com o carregador ultrarrápido, de 150kW, é possível carregar o equivalente a 100 quilómetros de autonomia em menos de dez minutos, diminuindo de forma significativa o tempo de paragem. “Foi também instalado um carregador rápido, de 50kW, que permite o carregamento simultâneo de duas viaturas, em AC e DC”, avança o comunicado.

Até ao final do ano, a bp, a Brisa e a EDP Comercial esperam equipar mais quatro áreas de serviço com carregadores rápidos e ultrarrápidos, na A1 e na A2, assegurando desta forma que há mais e melhores opções de carregamento elétrico a Norte e a Sul, em dois dos principais eixos rodoviários. Todos os equipamentos estarão ligados à rede pública MOBI.E. Com a utilização do Cartão Mobilidade Elétrica EDP, os clientes da empresa com contrato de eletricidade terão 25% de desconto no carregamento até ao final de junho.

A Brisa por sua vez explica que “os espaços destinados à mobilidade elétrica estarão devidamente identificados junto às áreas de serviço Colibri, fazendo parte da Via Verde Electric, a nova rede de pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos que a Brisa está a implementar nas suas autoestradas”.

“Este conceito junta os principais players do setor num esforço coletivo pela evolução do carregamento público em Portugal e será um passo fundamental na descarbonização do país. É através de parcerias como esta, que envolvem empresas de diferentes setores num objetivo comum, que será possível oferecer mais opções de carregamento, em localizações cada vez mais diversas e abrangentes, um contributo essencial para a mobilidade elétrica”, explicam as empresas.

Até ao final de 2021, com a bp e a EDP, e com os restantes parceiros da Via Verde Electric, todas as autoestradas da Brisa estarão servidas por um total de 82 postos de carregamento rápido e ultrarrápido (dos 50kW aos 350kW), instalados em 40 áreas de serviço. Até ao verão deste ano, já será possível atravessar por autoestrada o país, de norte a sul, num carro elétrico, com total segurança e conforto de carregamento. A Brisa tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica até 2045.

A petrolífera bp diz que a inauguração destes pontos de carregamento “constitui um marco importante na política de sustentabilidade da bp, que tem vindo a trabalhar para criar soluções energéticas alternativas ou produtos com consumos mais eficientes, com vista à redução das emissões de carbono”.

O Operador de Postos de Carregamento, a EDP Comercial, diz que já emitiu mais de 25 mil cartões para utilização na rede MOBI.E, que já foram utilizados para fazer mais de 140 mil carregamentos, “evitando a emissão de 1.200 toneladas de CO2 para o planeta”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.