[weglot_switcher]

EDP coloca em operação a central solar na fábrica da Johnson Electric em Itália

A EDP explica que a produção anual da central evitará também mais de 110 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO₂), ajudando a Johnson Electric a avançar nos objetivos de sustentabilidade e a apoiar os esforços de descarbonização de Itália.
default
26 Novembro 2025, 10h56

A EDP colocou em operação uma central solar nas instalações da Johnson Electric, líder global em motores elétricos e outros componentes eletromecânicos, em Asti (Piemonte), em Itália.

“Com uma capacidade instalada superior a 0,3 MWp, a central solar da EDP irá gerar quase 0,4 GWh de eletricidade limpa por ano”, explica a EDP que acrescenta que a produção anual da central evitará também mais de 110 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO₂), ajudando a Johnson Electric a avançar nos objetivos de sustentabilidade e a apoiar os esforços de descarbonização de Itália.

Este projeto reforça a importância de Itália como um mercado-chave para o investimento da EDP na Europa.

“A instalação da central solar na unidade de produção da Johson Electric constitui um passo significativo, uma vez que a produção de eletricidade limpa no local diminui a dependência da rede elétrica de uma fábrica com grande necessidade de energia, reduz perdas de transmissão e mitiga a exposição às flutuações de preços”, acrescenta a EDP.

António Ricciardi, Head of the Client Solutions business in Europe at EDP, sublinha que “para as indústrias com elevado consumo energético, a descarbonização e a autonomia energética devem avançar em conjunto. Com soluções solares instaladas nas suas fábricas, podem garantir energia limpa a preços estáveis e competitivos, reduzindo ao mesmo tempo a exposição à volatilidade da rede”.

“Esta parceria demonstra como a EDP apoia empresas do setor industrial como a Johnson Electric a reduzir emissões, reforçar a resiliência e assumir maior controlo sobre o seu futuro energético”, conclui.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.