[weglot_switcher]

EDP diz que “não finalizou qualquer negociação” para comprar empresa solar de Singapura (com áudio)

“Como habitual, a EDP informará o mercado se e quando alcançar um acordo vinculativo referente a qualquer transação material”, explica a empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade, depois de surgirem notícias sobre a aquisição do grupo Sunseap.
27 Outubro 2021, 01h51

A EDP esclareceu esta terça-feira “que não finalizou qualquer negociação nem assinou qualquer acordo” para a aquisição da Sunseap, um grupo sediado em Singapura. A clarificação surge depois de, esta manhã, virem a público notícias de que o grupo energético português estaria em conversações para comprar uma fatia maioritária nessa empresa solar asiática.

“O Plano de Negócios 2021-25 da EDP – Energias de Portugal, S.A. (EDP) tem um objetivo de crescimento de 20 GW [gigawatts] e, como tal, a EDP está constantemente a analisar oportunidades de crescimento nas diversas regiões (…). Como habitual, a EDP informará o mercado se e quando alcançar um acordo vinculativo referente a qualquer transação material”, explica a empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade, em comunicado enviado à CMVM.

Segundo a “Reuters”, a EDP Renováveis estará a liderar as negociações – que se encontram numa fase final – para comprar a fatia detida pela empresa tailandesa Banpu (que detém 49% da empresa), o investidor público de Singapura Temasek Holdings, e outros investidores, as fontes consultadas pela agência noticiosa.

Ao que apurou a “Reuters”, depois de entrar na companhia, a EDP Renováveis quer investir mil milhões de dólares (860 milhões de euros) na operação da empresa nos próximos anos. A confirmar-se, o negócio avalia a Sunseap, especializada em energia solar, em 742 milhões de dólares (aproximadamente 640 milhões de euros) e demonstra que a EDP continua a apostar no continente asiático, depois de ainda este ano ter comprado uma central solar de 28 megawatts por 30 milhões de euros na província de Khanh Hoa, no Vietname.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.