A EDP fixou o preço para emissão de instrumentos representativos de dívida EU Green subordinada no montante de 1.000 milhões de euros.
A taxa de juro (cupão) da nova emissão de dívida verde subordinada (EU Green hybrid bond) da EDP, lançada hoje (24 de novembro de 2025), foi fixada em 4,375%.
Segundo o anuncio no site da CMVM, “foi fixado o preço para a emissão de instrumentos representativos de dívida europeia green subordinada fixed to reset rate, no montante total de 1.000 milhões, com uma opção de reembolso antecipado pela EDP sete anos após a data de emissão, com data de vencimento em dezembro de 2055, uma yield de 4,5% (cupão anual de 4,375%) aplicável até à primeira data de reset, isto é, 7,25 anos após a data de emissão”.
Isto é, o cupão anual é de 4,375%, o que significa que os investidores receberão um pagamento de juros fixo de 4,375% ao ano sobre o valor que investiram, durante os primeiros 7,25 anos.
A yield de 4,5% traduz a rentabilidade total anualizada que o investidor espera obter, levando em conta o preço de emissão e o cronograma de pagamentos, até à primeira data em que a taxa pode ser ajustada. Após 7,25 anos, a taxa de juro será reajustada com base nas condições de mercado da altura.
Os instrumentos representativos de dívida não são garantidos (unsecured), sendo sénior relativamente às ações ordinárias da EDP e a outros instrumentos subordinados e subordinados às suas obrigações de dívida sénior.
As notes serão emitidas ao abrigo do programa de emissão de títulos de dívida “Programme for the Issuance of Debt Instruments” (MTN) da EDP, da EDP Finance BV e da EDP Servicios Financieros España e será solicitada a
admissão à negociação na Euronext Dublin.
A EDP tinha anunciado hoje o lançamento de um convite de oferta para venda (com pagamento em numerário) de instrumentos representativos de dívida subordinada fixed to reset rate e de uma potencial nova emissão de instrumentos representativos de dívida europeia green subordinada.
As receitas líquidas desta emissão serão utilizadas para financiar ou refinanciar o portefólio de projetos “Green” elegíveis, tal como definido no “Green Finance Framework” da EDP, disponível no website da sociedade.
Os projetos são totalmente alinhados com a Taxonomia Europeia.
O ABN Amro, BNP Paribas, BBVA, CaixaBI, CaixaBank, Crédit Agricole CIB, HSBC, ING, JPMorgan, Morgan Stanley, MUFG, NatWest, Santander, e RBC Capital Markets atuaram como Joint Lead Managers.
O convite para ofertas em numerário (tender offer) também anunciada hoje está em curso.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com