[weglot_switcher]

EDP integra acordo histórico em Espanha para fornecer energia à Mercadona

A elétrica portuguesa junta-se assim à Iberdrola, Repsol e Statkraft num acordo que a imprensa espanhola destaca que marca “um antes e um depois” nos designados contratos de Power Purchase Agreement.
21 Dezembro 2023, 09h42

A rede de hipermercados Mercadona, apelidada como o maior consumidor privado de eletricidade em Espanha, entrou na história dos contratos de fornecimento de energia em Espanha ao adjudicar os serviços de quatro fornecedores, entre os quais está a EDP, para o fornecimento de energia limpa.

A elétrica portuguesa junta-se assim à Iberdrola, Repsol e Statkraft num acordo que a imprensa espanhola destaca que marca “um antes e um depois” nos designados contratos de Power Purchase Agreement (PPA), acordos multimilionários de longo prazo que visam um acordo de compra e venda energia limpa de longo prazo de um ativo específico e a um preço prefixado entre um fornecedor de energia renovável e um consumidor.

Em abril deste ano, a Mercadona revelou que está a apostar no autoconsumo de eletricidade, de forma a conter os seus custos operacionais e oferecer aos clientes a possibilidade de manter os preços praticados a níveis baixos. Para isso, a empresa, segundo avança a imprensa espanhola, quer multiplicar dez vezes a sua capacidade instalada e passar dos atuais 28 MW – que já representam mais de 38 mil painéis solares.
Desta forma, a cadeia de distribuição valenciana aspira a ter mais de duas mil lojas com instalações solares até ao final desta década, bem como todos os armazéns, como explicou Adolfo Ortiz, diretor de Energia da Mercadona, no fórum da Associação de Consumidores de Energia, em abril deste ano.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.