[weglot_switcher]

EDP investe 35 milhões para comprar mini-centrais solares no Brasil

Até 2026, a companhia conta ter 500 MW em capacidade solar instalada no Brasil, através de projetos descentralizados.
EDP Renováveis
6 Novembro 2024, 15h09

A EDP anunciou hoje a compra de 16 mini-centrais solares no Brasil por 35 milhões de euros. As centrais – compradas ao grupo Tangipar – têm uma potência combinada de 44 MWp.
As centrais estão localizadas nos estados da Bahia, Mato Grosso (primeiro projeto neste estado para a EDP), Mato Grosso do Sul e Paraná.
A elétrica aponta que, das 16 centrais, cinco já estão concluídas e prevê-se que as restantes estejam em operação em 2025: 10,9 MWp estarão em operação na Bahia, 12,5 MWp no Mato Grosso, 12,9 MWp no Mato Grosso do Sul e 7,7 MWp no Paraná.
As centrais de produção descentralizada vão servir “empresas em baixa tensão, através do modelo de produção local de energia partilhada, tal como os projetos Morgan East e Morgan West que a EDP colocou recentemente em operação no Estado norte-americano de Nova Iorque”.
Até 2026, a companhia conta ter 500 MW em capacidade solar instalada no Brasil, através de projetos descentralizados. Estas 16 centrais vão juntar-se às 90 já em operação, num total de 250 MWp.
A transação aguarda ainda a aprovação do Conselho de Administração para Defesa Económica (CADE).
“A produção solar descentralizada representa uma enorme oportunidade para acelerar a transição energética em conjunto com os nossos clientes. Ou seja, mais do que ampliar a nossa atuação e capacidade em fontes renováveis para nos tornarmos 100% verde até 2030, queremos contribuir para a descarbonização da economia, tornando a energia solar mais acessível para diversos tipos de consumidores”, disse em comunicado Carlos Andrade, vice-presidente da EDP Brasil.
RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.