A EDP publicou a ordem de trabalhos da Assembleia Geral anual que se realizará no dia 14 de Abril.
Destaque para o ponto 11 que vai deliberar sobre a eleição dos “membros do Conselho Geral e de Supervisão, do Revisor Oficial de Contas e respetivo suplente, dos membros da Mesa da Assembleia Geral, dos membros da Comissão de Vencimentos a nomear pela Assembleia Geral (incluindo a respetiva remuneração) e dos membros do Conselho de Ambiente e Sustentabilidade”, para o mandato relativo ao triénio 2021-2023.
João Talone é o nome proposto para presidente do Conselho Geral de Supervisão (equivalente a Chairman no modelo dualista), segundo a agenda publicada no site da CMVM, confirmando assim uma notícia avançada hoje, sexta-feira, pelo Expresso. Trata-se de um regresso de João Talone à administração da empresa de eletricidade, uma vez que foi presidente executivo da EDP entre 2003 e 2006, quando o Estado era o maior acionista.
João Talone substitui assim Luís Amado no cargo.
Além disso, será reduzido o número de membros do Conselho Geral e de Supervisão 21 para 15 e um dos nomes que também está na lista é o de Esmeralda Dourado, que deixou a administração não executiva da TAP. Está também na lista João Carvalho das Neves.
Luís Palha da Silva é o presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Na agenda da reunião de acionistas estão outros pontos relevantes. Destaque para a proposta de política de remuneração dos membros do Conselho de Administração Executivo apresentada pela Comissão de Vencimentos do Conselho Geral e de Supervisão.
Segundo o ponto 9 da AG a EDP vai propor que o CEO (Miguel Stilwell de Andrade) tenha uma remuneração base de 800 mil euros por ano e os restantes membros da comissão executiva tem remuneração base de 560 mil euros.
Já o ponto 10 deliberará sobre a proposta de política de remuneração dos membros dos demais órgãos sociais apresentada pela Comissão de Vencimentos eleita pela Assembleia Geral.
O Presidente do Conselho Geral de Supervisão (que será João Talone) vai receber 515 mil euros por ano, brutos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com