[weglot_switcher]

EDP Renováveis anuncia contrato de aquisição de energia de 20 anos para projeto eólico nos EUA (com áudio)

Projeto para venda de energia verde produzida por um parque eólico de 198 MW no estado norte-americano do Indiana deverá estar operacional em 2025, de acordo com uma nota da CMVM.
Créditos: EDP Renováveis
17 Abril 2023, 08h01

A EDP anunciou esta manhã que assegurou, através da EDP Renováveis, um contrato de aquisição de energia (“CAE” ou PPA, na sigla em inglês) de duas décadas para a venda da energia verde produzida por um parque eólico de 198 MW no estado norte-americano do Indiana.

O projeto em questão, que foi dado a conhecer num comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM),
deverá estar operacional em 2025.

“Com este novo contrato, a EDP assegurou ~45% dos ~7,4 GW estabelecidos como objetivo de adições na América do Norte para 2023-26, assim como ~43% dos ~17 GW de objetivo para adições de capacidade da EDP Renováveis em 2023-26 anunciados no Capital Markets Day da EDP em março de 2023”, explica a empresa no mesmo comunicado.

A EDP sublinha na nota que ao conseguir novos CAEs consegue reforçar “o seu perfil de baixo-risco e estratégia de crescimento baseado no desenvolvimento de projetos competitivos e com visibilidade de longo-prazo, promovendo a aceleração da transição energética e a descarbonização da
economia”.

No início de abril, a EDP Renováveis também anunciou que vai construir, com grupo francês Engie, um parque eólico marítimo de 500 Megawatts de potência em frente à zona costeira de Vendée (fachada atlântica francesa), que vai implicar um investimento de 2,5 milhões de euros e deverá entrar em funcionamento a partir de 2025.

Alguns dias antes, a energética tinha anunciado os seus primeiros projetos nos Países Baixos. Através da Kronos Solar EDPR, empresa adquirida em 2022 pela EDP Renováveis que desenvolve projetos de energia solar, está a construir dois projetos fotovoltaicos naquele país, com uma capacidade instalada combinada de 20,6 MWac [MW corrente alternada] e mais de 46 mil painéis solares fotovoltaicos bifaciais.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.