[weglot_switcher]

EDP Renováveis inicia a construção dos dois primeiros projetos nos Países Baixos

Estes são os primeiros projetos da EDP Renováveis naquele país e dois dos primeiros projetos através da Kronos Solar. Os painéis solares vão contribuir para evitar a emissão de mais de 4.000 toneladas de CO2 anualmente em Gelderland.
Este projeto vai ter mais de 12 mil painéis solares fotovoltaicos e vai ter uma capacidade de produzir anualmente 7 gigawatts hora por ano.
28 Março 2023, 17h54

A Kronos Solar EDPR, empresa adquirida em 2022 pela EDP Renováveis que desenvolve projetos de energia solar, acaba de iniciar a construção de dois projetos fotovoltaicos nos Países Baixos, anuncia a empresa em comunicado.

Estes são os primeiros projetos da EDP Renováveis naquele país e dois dos primeiros projetos através da Kronos Solar.

São ambos localizados no município de Berkelland, na província de Gelderland, no centro-leste dos Países Baixos.

Os novos projetos solares terão uma capacidade instalada combinada de 20,6 MWac [MW corrente alternada] e mais de 46 mil painéis solares fotovoltaicos bifaciais. Os parques vão contribuir para gerar energia limpa para mais de nove mil habitações.

Os painéis solares vão contribuir para evitar a emissão de mais de 4.000 toneladas de CO2 anualmente em Gelderland. “Este investimento permite não só aproveitar o potencial solar da região, como maximizar a sua transição para uma energia mais limpa”, avança a EDP Renováveis.

“A Kronos Solar EDPR tem uma equipa de desenvolvimento com uma experiência de longo prazo, com mais de 1,4 GW (gigawatts) em 80 projetos com sucesso e uma carteira de 9,4 GW (7,5 GWac) em projetos solares em diferentes fases de desenvolvimento na Alemanha, França, Países Baixos e Reino Unido, países com muito potencial e metas sobre energias renováveis muito ambiciosas”, lê-se no comunicado.

“Pôr em construção estas centrais fotovoltaicas demonstra mais uma vez o empenho da EDP Renováveis na transição energética e a nossa capacidade de desenvolver projetos em novas e importantes geografias, expandindo a nossa carteira de energia limpa. Com a Kronos Solar EDPR, estamos determinados a continuar a potenciar o crescimento da energia solar nos próximos anos”, salientou no comunicado Duarte Bello, COO da EDP Renováveis na Europa & LATAM.

A EDP Renováveis espera também iniciar a construção de outros projetos naquele país dentro de alguns meses, “refletindo o compromisso da empresa para acelerar a transição energética no país e a nível global”.

As instalações de energia solar têm um papel cada vez maior na empresa do grupo EDP, representando atualmente 12% dos projetos da empresa.

Na atualização do Plano de Negócios 2023-2026, realizada no início deste mês, a EDP comprometeu-se a investir 25 mil milhões de euros na transição energética. Deste valor, 80% será investido através da EDPR para impulsionar as novos projetos renováveis, dos quais 40% em tecnologias onshore e nos países europeus.

A empresa também pretende alcançar um mix tecnológico em que cerca de metade do seu portfólio será em energia solar, com 40% dos projetos a serem de grande escala e 10% em solar instalado nos clientes.

Recorde-se que a Kronos Solar EDPR é uma empresa de desenvolvimento solar sediada na Alemanha e com operações noutros três países europeus – Países Baixos, Reino Unido, e França -, na qual a EDP Renováveis adquiriu uma participação de 70% em 2022.

A Alemanha, que é o mercado base da Kronos, representa cerca de 50% da carteira de desenvolvimento solar adquirida.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.