A EDP Renováveis vendeu a participação de 49% num projeto solar de 300 MWac (megawatt de corrente alternada) e 92 MWac de armazenamento na Califórnia, correspondente a ações de classe B.
Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por Miguel Stilwell de Andrade indica apenas que o comprador é “um grupo global no setor da energia” e que o contrato já foi assinado. A participação agora vendida pela EDP Renováveis está inserida num projeto cujo enterprise value total é de 600 milhões de dólares.
Contas feitas, esta participação da empresa portuguesa, e tendo em consideração o valor total do projeto, estará avaliada em 294 milhões de dólares. Contudo, a EDP Renováveis não indica o valor de venda da sua participação.
O portefólio é constituído por dois projetos solares atualmente em operação, enquanto o sistema de armazenamento por bateria se encontra em fase de construção.
“Os dois projetos solares em operação foram comissionados no quarto trimestre de 2024 e o sistema de armazenamento por bateria está em construção, devendo ser comissionado no quarto trimestre de 2025”, lê-se no comunicado. Estes projetos partilham com o mesmo sistema de armazenamento por bateria e a infraestrutura de conexão à rede.
Lembrar que em julho do ano passado, a EDP Renováveis inaugurou um projeto solar com armazenamento na Califórnia, que chamou de projeto Scarlet. Em abril, a empresa verde assinou um acordo de serviços de armazenamento de energia por um período de 15 anos com a Redwood Coast Energy Authority, com capacidade de 100MW.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com