A EDP vai apresentar um novo plano estratégico no início de 2025, revelou hoje o administrador da companhia, Pedro Vasconcelos.
“Um plano mais até ao final da década” será apresentado no “início de 2025”, afirmou, sem dar mais detalhes, durante a conferência Energy 2024, organizada pelo jornal Eco, que teve hoje lugar em Lisboa.
O gestor destacou que o ambiente para os investidores está a mudar com as taxas de juro a baixarem na zona euro, o que deverá também acontecer com a Reserva Federal nos Estados Unidos.
Olhando para a atualização que teve lugar este ano, “fazia sentido reduzir de 20 mil milhões para 17 mil milhões, procurando investimentos com rentabilidades mais interessantes. Reduzir 10%-15%, exigindo mais rentabilidade”.
“Estamos a ver as taxas de juro” a descer, “há sinais da Reserva Federal”, os preços da energia “recuperaram desde abril até agora”.
Em maio deste ano, a EDP Renováveis reviu o seu plano de investimento, de 7 mil milhões para 4 mil milhões de euros entre 2024 e 2026.
Já o grupo EDP também reviu em baixa o seu investimento este ano: vai investir 5,7 mil milhões por ano, até 2026, abaixo dos 6,2 mil milhões previstos anteriormente, num novo total de 17 mil milhões de euros, com 89% para projetos renováveis e 20% em redes no Brasil e na Ibéria.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com