A portuguesa EDP fechou um contrato de venda de energia (PPA) com a gigante norte-americana Amazon para fornecer energia solar durante 20 anos no Japão.
O contrato visa o fornecimento de eletricidade a partir da central de Fukushima com 44 MWp de capacidade, com 63 mil painéis solares com produção anual de 48 GWh, evitando mais de 20 mil toneladas de emissões de carbono por ano.
A central localizada deverá estar em funcionamento até ao final deste ano.
“Na EDP, acreditamos no poder transformador da colaboração para acelerar a transição energética em todo o mundo. Este contrato estratégico com a Amazon não só reforça o nosso compromisso em fornecer soluções de energia renovável, mas também impulsiona a inovação e promove a resiliência local. Este projeto no Japão é uma prova da visão da EDP de expandir o acesso à energia limpa e capacitar regiões e empresas para enfrentar os desafios urgentes das alterações climáticas”, disse em comunicado Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP.
Este é o segundo contrato entre a EDP e a Amazon a região da Ásia-Pacífico, depois de o primeiro em Singapura, em 2021. “Este segundo contrato está também alinhado com os objetivos estratégicos da EDP no Japão, reforçando o compromisso da EDP em impulsionar a transição energética e apoiar o crescimento sustentável da região”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com