A EDP, através da sua subsidiária EDP Renováveis, detida em 71,3%, informa que, através da sua subsidiária EDP Renewables North America assinou um acordo para aquisição de ativos com o WEC Energy Group (WEC), nos termos do qual a EDPR irá construir e desenvolver um projeto solar de 225 MWac (aproximadamente 300 MWdc) nos Estados Unidos da América (EUA), em nome do WEC, por um Enterprise Value (que incluiu dívida) de 500 milhões de euros.
O projeto, localizado no estado de Wisconsin, está sujeito à aprovação final da Comissão de Serviço Público de Wisconsin e tem previsão de entrada em operação em 2028, momento em que a transação deverá ser concluída.
Em comunicado ao mercado a empresa portuguesa diz que “a conclusão da transação está sujeita a condições suspensivas, regulatórias e outras condições habituais para uma transação desta natureza”.
A EDP revela que “desde 2019, celebrou três transações de natureza semelhante nos EUA”.
“Este novo acordo é mais um indicador do posicionamento estratégico da EDP nos EUA como um player relevante no setor das energias renováveis e comprova a qualidade do seu portefólio de projetos, bem como a solidez das parcerias com as principais empresas de serviços públicos”, sublinha a empresa liderada por Miguel Stilwell.
Esta aquisição contribui para o que a EDPR chama de “uma maior visibilidade sobre as adições de capacidade bruta, bem como sobre os encaixes e ganhos com rotação de ativos, em linha com as métricas de retorno de rotação de ativos definidas para período do plano estratégico 2026-2028”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com