[weglot_switcher]

EDPR: Gestora italiana com carreira na ferrovia assume lugar de ex-embaixador dos EUA

Ex-embaixador nomeado por Barack Obama está de saída. Giogia Ghezzi liderou durante três anos a toda poderosa empresa pública italiana que gere os caminhos de ferro transalpinos, com uma rede com mais de 16 mil km.
Ferrovie dello Stato Italiane
25 Julho 2024, 17h21

O antigo embaixador dos EUA em Portugal, Allan Katz, deixou a administração da EDP Renováveis, informou hoje a empresa. O diplomata era um membro independente.

“A EDPR gostaria de agradecer a Allan Katz pela sua dedicação  e contributo valioso para a empresa”, segundo o comunicado. O democrata Allan Katz, advogado de profissão, ocupou o posto em Lisboa entre 2010 e 2013 nomeado diretamente por Barack Obama.

Para o seu lugar, foi escolhida a gestora italiana Giogia Ghezzi que “vai contribuir para a administração com a sua experiência extensa em vários papéis de liderança e não-executivos”, que também vai ser um membro independente.

Gioia Ghezzi liderou a Ferrovie dello Stato Italiane (2015-2018), empresa pública italiana que gere os caminhos de ferro transalpinos, com uma rede com mais de 16 mil km.

Licenciada em Física pela Universidade de Milão, tirou um mestrado em Gestão na London Business School.

Começou a sua carreira na IBM, passou pela consultora McKinsey, esteve na seguradora Zurich, liderou a companhia pública de transportes de Milão (Azienda Trasporti Milanesi) e esteve na administração da Atlantia, companhia italiana que gere rodovias e aeroportos.

O número de mulheres no ‘board’ passa assim de 33% para 44%, sinaliza a empresa.

A decisão será submetida ao voto dos acionistas na próxima assembleia-geral.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.