[weglot_switcher]

Eduardo Cabrita revela que 19 freguesias da Grande Lisboa ficam em “estado de calamidade”

O Ministro da Administração Interna (MAI) referiu em declarações à “TVI24” que não deverão ser 15 as freguesias anunciadas por António Costa, mas sim 19 que vão abranger a Área Metropolitana de Lisboa.
  • Cristina Bernardo
23 Junho 2020, 16h27

Eduardo Cabrita anunciou esta terça-feira, 23 de junho, a lista das freguesias que vão permanecer em “estado de calamidade”. Ao contrário do que havia dito o primeiro-ministro António Costa, não são 15, mas sim 19 as freguesias, todas pertencentes à Área Metropolitana de Lisboa (AML).

O Ministro da Administração Interna (MAI) referiu em declarações à “TVI24” que “as freguesias estão identificadas”. “São dois municípios: Amadora e Odivelas totalmente, porque estamos a falar de dois dos municípios de área mais pequena do país. Os presidentes de câmara entenderam que as medidas se deviam aplicar a todo o concelho”, afirmou.

Outras seis freguesias pertencem ao concelho de Sintra, nomeadamente, Agualva/Mira Sintra, Algueirão/Mem Martins, Cacém/S. Marcos, Massamá/Monte Abraão, Queluz/Belas e Rio de Mouro. Em relação a Loures estão abrangidas duas freguesias (Camarate/Unhos/Apelação e Sacavém/Prior Velho) e por fim a freguesia de Santa Clara, em Lisboa.

A juntar a estas freguesias encontram-se todo o concelho da Amadora, com as freguesias de Alfragide, Águas Livres, Falagueira/Venda Nova, Encosta do Sol, Venteira e Mina de Água e também todo o concelho de Odivelas, com as freguesias de Odivelas, Pontinha/Famões, Póvoa de Santo Adrião/Olival de Basto e Ramada/Caneças.

Em Portugal, há já um total de 39.737 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19), mais 345 face a segunda-feira, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde revelado esta terça-feira. O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 1.540, mais seis mortes nas últimas 24 horas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.