O El Corte Inglés está a trabalhar na promoção e desenvolvimento da sua marca de baixo custo (low cost) devido à crescente concorrência da Lefties ou Primark. O próximo estabelecimento comercial da Unit, lançada em 2017, vai ser inaugurado no município espanhol de El Escorial e, a partir daí, outras se deverão seguir.
Segundo o jornal espanhol “El Economista”, que consultou fontes próximas ao processo, a retalhista vai estudar outras oportunidades de abertura de lojas. No entanto, não existem informações sobre se a marca – que começou por ser vendida nos hipermercados Hipercor – chegará a Portugal.
O projeto em El Escorial é uma loja de marca própria – não estará inserida no interior da cadeia de supermercados – que será liderado por Antonio Travesedo, diretor de compras têxteis do Hipercor e Outlets do El Corte Inglés.
“A marca Unit nasceu para concorrer em preço e dirige-se a famílias jovens com crianças que procuram poupar na hora de se arranjar para o dia a dia”, explica o El Corte Inglés, em declarações à publicação económica do país vizinho. Já em 2023 a empresa havia inaugurado os dois primeiros estabelecimentos próprios da Unit (em Majadahonda e Rivas Vaciamadrid) e um espaço de mil metros quadrados no centro comercial Portal de l’Ángel, na cidade de Barcelona.
O movimento do El Corte Inglés para a Unit pode comparar-se ao da marca Sfera, uma rede criada para fazer frente à Zara e que tem 166 lojas próprias e 287 franquias internacionais. É possível encontrá-la em Lisboa e no Porto.
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