O El Corte Inglés celebra hoje 15 anos de presença no mercado nacional, desde que os primeiros grandes armazéns do grupo retalhista espanhol abriram ao público em Lisboa.
É uma dupla efeméride para o El Corte Inglés, uma vez que o grupo comemora também os 75 anos de existência, período durante o qual reclama ter atingido a liderança no segmento de distribuição de grandes armazéns na Europa.
“Em Portugal o El Corte Inglés tem seguido uma trajetória de crescimento e de investimento, marcada pela inauguração da primeira loja, que agora se celebra, e pela abertura dos grandes armazéns de Gaia Porto, cinco anos depois, ao mesmo tempo que tem desenvolvido a sua relação comercial com centenas de fornecedores portugueses”, destaca um comunicado.
Segundo esse documento, “o volume de compras em Portugal, que serve as lojas da empresa portuguesa e de todo o grupo, atingiu este ano máximos que ultrapassam os 250 milhões de euros”.
“Este volume de compras inclui produtos e marcas portuguesas e, também, compras a fabricantes portuguesas de produtos que posteriormente são incluídos nas colecções das várias marcas próprias do El Corte Inglés”, acrescenta o referido comunicado.
O investimento total do El Corte Inglés em Portugal, incluindo a construção do edifício onde se encontram a loja e os escritórios onde funciona a estrutura central, ascendeu, em 2001, a 250 milhões de euros.
“Na altura, o El Corte Inglés de Lisboa surgiu como uma aposta clara em dotar a cidade de um equipamento inexistente até à data, uma vez que o conceito comercial dos grandes armazéns é diferente dos formatos de que Lisboa dispunha nas suas muitas superfícies comerciais”, avança o referido comunicado.
O mesmo documento acrescenta que, “hoje o El Corte Inglés continua a ser único no seu formato e os resultados têm demonstrado que os clientes continuam a valorizar as vantagens que exibe, designadamente o facto de no El Corte Inglés, se encontrar tudo num único lugar, com qualidade, serviço, garantia e atendimento personalizado”.
A propósito dos 15 anos de presença em Portugal – efeméride que se alia aos 75 anos de vida da cadeia de retalhos espanhola, durante os quais o El Corte Inglés reclama a liderança na categoria de grandes armazéns na Europa, a empresa de distribuição recorda que “há 15 anos, a empresa havia contratado 2.000 trabalhadores, dos quais mais de 200 eram chefias”.
“O quadro de pessoal foi recrutado e envolvido em ações de formação ao longo dos dois anos anteriores, tendo sido investidos na altura, e só em formação, mais de 20 milhões de euros”, sublinha o comunicado do El Corte Inglés.
“Hoje o número de empregados também cresceu, ultrapassando agora os três milhares, destacando-se o facto de uma grande percentagem, mais de 800, terem participado na preparação da inauguração, o que comprova o grande empenho da empresa na promoção dos seus quadros e na retenção de talentos. As acções de formação continuam a representar um grande investimento da empresa, recebendo cada empregado, em média, 60 horas de formação em cada ano”, adianta o referido comunicado.
O El Corte Inglés sublinha que “conseguiu alcançar resultados positivos desde o primeiro ano da sua atividade”, contando hoje com dois grandes armazéns (em Lisboa e em Gaia) e seis supermercados Supercor, além de outros formatos de menor dimensão. O grupo opera ainda no mercado português nas áreas das viagens, informática, centros de oportunidades, moda e ‘bricolage’.
Nos últimos anos, a empresa tem investido no desenvolvimento de novos canais de negócio, com destaque para o ‘e-commerce’.
“O Grupo El Corte Inglés mantém a sua intenção de prosseguir o ritmo de crescimento no mercado português, e tem, para isso, adaptado a sua estrutura central de compras, de serviços, operações, ‘marketing’, recrutamento e formação de pessoal e criou uma nova estrutura de comércio digital”, assegura o retalhista espanhol.
“Para 2017 os grandes armazéns de Lisboa preparam uma importante ação de reforma e de introdução de novidades comerciais, com um investimento associado muito substancial”, revela o referido comunicado.
“Neste momento, o El Corte Inglés orgulha-se de contar com mais de 50% de fornecedores portugueses”, adianta o comunicado em questão.
Dirigindo-se aos trabalhadores da empresa portuguesa do grupo, o presidente do El Corte Inglés, Dimas Gimeno, recordou os anos que passou em Portugal, primeiro como adjunto à Direção-Geral, em Lisboa, e depois, como diretor dos grandes armazéns de Gaia Porto.
Dimas Gimeno agradeceu a forma como a empresa se soube adaptar ao mercado sem nunca alienar “os valores de qualidade, serviço e garantia, que são o verdadeiro referente da marca, ao mesmo tempo que procurou adaptar-se aos consumidores portugueses, incorporar novas soluções e respeitar as características do mercado nacional.”
No ano passado, o El Corte Inglés atingiu um volume de negócios de 429 milhões de euros em Portugal, com resultados que ultrapassaram os 19 milhões.
Para celebrar o 15º aniversário no nosso País, o El Corte Inglés preparou para hoje um conjunto de ações promocionais junto dos seus clientes e centenas de fornecedores.
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