PremiumEleições britânicas divididas entre quinta-feira santa e “black thursday”

Maior dúvida face às eleições de 12 de dezembro tem a ver com a extensão da vantagem dos conservadores. Tudo aponta para uma maioria absoluta, mas ainda poderão haver surpresas de última hora.

A acreditar nas sondagens, em todas as sondagens, que refletem as intenções de voto dos britânicos nas eleições da próxima quinta-feira, 12 de dezembro, a única dúvida que sobrevive para além da matemática mensurada em gráficos é a de saber-se qual é a extensão do gap entre vencedores (os conservadores) e o resto da tribo – onde se incluem os trabalhistas.

A acreditar em algumas sondagens, não em todas as sondagens, o atual primeiro-ministro, Boris Johnson, já está no interior do perímetro da maioria absoluta, onde se entra a partir dos 326 deputados, e dificilmente voltará a sair. Logo se verá quem tem razão nessa quinta-feira, a próxima, que pode ser a de todas as certezas, mas, até lá, vale a pena observar algumas notas significativas.
A sucessão de sondagens sobre a posição relativa dos partidos permite desde logo observar que no início do ano as intenções de voto numas eleições na altura apenas fictícias (pelo menos para os mais distraídos) aproximava perigosamente conservadores e trabalhistas, deixando muito para trás todos os outros partidos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumPossível condenação de José Sócrates divide a opinião dos portugueses

Dois em cada três entrevistados dizem que ex-primeiro-ministro será julgado no processo do Marquês, mas quase tantos contam vê-lo absolvido quantos os que esperam que venha a ser condenado.

PremiumCatalunha promete ser areia na engrenagem de Pedro Sánchez

Debate de investidura do governo de coligação do PSOE e Unidas Podemos decorre no fim-de-semana, e depende da abstenção da ERC, que está garantida mas poderá custar caro a Madrid e a Barcelona.

PremiumPortugal na rota de quem gasta 10 mil euros em férias

A Madrid & Beyond, agência de viagens de luxo para Espanha e Portugal, vai começar a operar a partir de Lisboa já no arranque do novo ano. A crescente procura dos americanos pelo nosso país é um dos pilares da estratégia em curso.
Comentários