[weglot_switcher]

Eleven Sports confirma negociações diretas com Altice, NOS e Vodafone

As reuniões que têm decorrido estão ser estabelecidas de forma direta entre a Eleven Sports e cada uma das operadoras, separadamente. Embora o dono da Eleven Sports venha a Portugal com regularidade para “acompanhar as operações de perto”, essas negociações são lideradas pelo diretor-geral Jorge Pavão de Sousa.
2 Fevereiro 2019, 15h02

A Eleven Sports está mesmo a negociar os direitos de transmissão dos seus canais televisivos diretamente com cada uma das três principais operadoras em atividade em Portugal (Altice Portugal, NOS e Vodafone Portugal), apurou o Jornal Económico este sábado, dois de fevereiro.

Hoje de manhã, o jornal online “Eco” noticiou que a Eleven Sports estará “em vias de fechar acordos com as operadoras”. Mas, contactada pelo Jornal Económico, fonte oficial do canal de conteúdos televisivos desportivos afirmou: “A única coisa que confirmamos é que têm existido reuniões bilaterais, que têm decorrido de forma muito positiva”.

As reuniões que têm decorrido estão ser estabelecidas de forma direta entre a Eleven Sports, que em Portugal é liderada por Jorge Pavão de Sousa, e cada uma das operadoras, separadamente.

Segundo o “Eco”, Andrea Radrizzani, CEO da Eleven Sports, empresa sediada no Reino Unido, teria vindo a Portugal reunir com as três operadoras, pessoalmente. Ao Jornal Económico, a mesma fonte confirmou que o gestor italiano, antigo dono da consultora de direitos desportivos MP & Silva, “tem vindo a Portugal regularmente para acompanhar de perto as operações” da Eleven Sports. “Mas as negociações [com as operadoras de telecomunicações] são lideradas diretamente pelo Jorge Pavão de Sousa, o nosso diretor-geral”, reforçou.

Em Portugal os canais da Eleven Sports são transmitidos pela Nowo, além da plataforma over-the-top (OTT) que a Eleven Sports assegura para os seus assinantes, desde que esta começou a atual no mercado português – 15 de agosto. E era precisamente a Nowo, numa primeira fase, que liderava as negociações com as restantes operadoras com atividade em Portugal, com o objetivo de revender os direitos de transmissão adquiridos. Mas a falta de conclusão desses primeiros contactos levou a que, desde o final de 2018, a Eleven Sports tomasse para si a responsabilidade de negociar com Altice Portugal, NOS e Vodafone Portugal.

A necessidade dessa revenda explica-se por dois motivos: primeiro, a Eleven Sports associou-se à Nowo por não querer, no primeiro ano de atividade em Portugal, aliar-se às empresas de telecomunicações que controlam a Sport TV, concorrente direto da Eleven Sports; mas também porque a cobertura de rede da Nowo, que tem uma quota de mercado de 10% aproximadamente ser limitada.

Desta forma, desde que Eleven Sports entrou em Portugal e se soube que os direitos de transmissão dos seus canais deportivos, cujos conteúdos contemplam a Liga dos Campeões (prova em que participa ainda FC Porto) ou a primeira liga espanhola, pertenceriam à Nowo, a operadora liderada por Miguel Reis Venâncio encetou negociações com as restantes concorrentes. O resultado seria, idealmente, lucrativo para todas as partes. A Eleven Sports aumentava o seu alcance junto do público português, a Nowo ganharia com a revenda e as restantes operadoras não perderiam clientes face ao risco de a Eleven Sports superar a Sport TV, que anteriormente detinha os direitos de transmissão da ‘Champions’.

Com as negociações a decorrer de forma positiva, é possível que os clientes da Altice Portugal, NOS e Vodafone Portugal venham ter acesso aos conteúdos desportivos detidos pela Eleven Sports, mediante subscrição. Atualmente, o pacote dos canais Eleven Sports tem o custo de 9,99 euros na plataforma da Nowo. O mesmo preço é praticado pela empresa na sua plataforma OTT.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.